PUBLICIDADE

Barack Obama

Para imprensa, Obama não empolgou como Michelle e Clinton

7 set 2012 - 14h08
(atualizado às 14h12)
Compartilhar

A primeira-dama Michelle Obama cativou, o ex-presidente Bill Clinton entusiasmou e o vice-presidente Joe Biden comoveu, mas, no último dia da Convenção Democrata, o discurso do presidente Barack Obama acabou decepcionando, segundo comentou nesta sexta-feira a imprensa americana.

Muitos analistas enfatizaram o contraste entre o desempenho do candidato democrata na noite de quinta-feira e os discurso que pronunciou em 2008 e que encantaram as massas tanto dentro como fora dos Estados Unidos.

Joe Klein, analista político da revista Time, considera que o discurso de Obama foi melhor que o de seu adversário republicano, Mitt Romney, cuja falta de carisma ficou novamente evidenciado durante a Convenção Republicana de Tampa (Flórida).

Mas, em concordância com muitos comentaristas, lamentou a ausência de uma nova visão ou de novas propostas além de um pedido de paciência ("Necessitaremos mais do que alguns anos para resolver os problemas que se acumularam durante décadas").

"Ele reconheceu seus erros. Mas não foi a fundo. O discurso me decepcionou e não sei exatamente por quê. Talvez tenha sido pela ausência de elementos concretos", explicou Klein. "Eu esperava que dissesse: isto é o que funcionou, isto é o que devemos melhorar, estes são os pontos em que devemos trabalhar de outra maneira e isto é o que espero poder fazer", acrescentou.

"Obama pensa visivelmente que lidera (a campanha) e que simplesmente deve evitar cometer erros", enfatiza Michael Tomasky, jornalista político do site Daily Beast e do jornal britânico The Guardian. "Mas quando uma equipe de futebol toma esta decisão, geralmente resulta em catástrofe e o time acaba perdendo", opinou ainda.

No site da publicação mensal The Atlantic, Molly Ball considera que o atual presidente ficou na defensiva, com um "discurso chato"."O presidente, grande orador capaz de levantar as massas no geral e as convenções políticas em particular, fez um requentado", afirmou, ao enfatizar que as expectativas eram muito grandes.

Na Convenção Democrata de 2004, em Boston, que permitiu ao democrata John Kerry ganhar força - ainda que insuficiente - frente a seu adversário republicano George W. Bush, que acabou reeleito, Barack Obama ganhou destaque no cenário político nacional ao defender uma aproximação consensual da política que acabou seduzindo os partidários democratas.

Quatro anos mais tarde, depois de uma ascensão vertiginosa dentro do Partido e com 47 anos, Obama se instalou na Casa Branca. No entanto, o público presente no último dia da Convenção Democrata na quinta-feira vibrou com as palavras de Obama, que se apresentou como o defensor da classe média americana contra os interesses dos mais ricos, ao aceitar a indicação do Partido.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade