PUBLICIDADE

Estados Unidos

Eleições no Haiti foram 'uma farsa', dizem observadores dos EUA

29 nov 2010 - 12h13
(atualizado às 13h31)
Compartilhar

Observadores americanos estimaram que as eleições presidenciais e legislativas realizadas no último domingo no Haiti estavam repletas de irregularidades e chamaram a comunidade internacional a rejeitar esta "farsa óbvia".

Homem passa pela sujeira deixada no chão perto de um local de votação em Porto Príncipe após a votação de ontem
Homem passa pela sujeira deixada no chão perto de um local de votação em Porto Príncipe após a votação de ontem
Foto: AP

"Desde a proibição do partido mais popular de participar da eleição, até irregularidades no dia do pleito, incluindo muitos relatórios de enchimento de urnas, assim como o impedimento de muitos eleitores de votar, estas eleições foram uma farsa óbvia do início ao fim", disse Mark Weisbrot, co-diretor do Centro de Pesquisa Política e Econômica, em um comunicado.

Alex Main, analista deste centro de estudos, que se encontrava no Haiti para observar a realização das eleições, foi testemunha de diversas irregularidades, incluindo o enchimento de uma urna em uma seção de votação, afirma o texto.

Apesar das numerosas denúncias de fraude por parte de vários candidatos e dos pedidos de anulação do pleito, o Conselho Eleitoral do Haiti validou as eleições do último domingo, cujos resultados serão conhecidos a partir de 5 de dezembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade