PUBLICIDADE

Estados Unidos

Agressão sexual é um "flagelo" entre militares dos EUA, diz secretário

25 mai 2013 - 12h40
Compartilhar

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, classificou no sábado a agressão sexual como um "flagelo", ao falar a graduados da Academia Militar de West Point, onde um sargento é acusado de filmar cadetes femininos nos chuveiros.

"O assédio sexual e agressão sexual nas forças armadas são uma traição profunda de juramentos sagrados e confiança sagrada", disse Hagel. "Este flagelo precisa ser erradicado."

Seus comentários foram feitos um dia depois que o presidente Barack Obama pronunciou uma mensagem semelhante aos graduados da Academia Naval dos EUA, dizendo que a agressão sexual ameaça minar a confiança e a disciplina nas Forças Armadas dos Estados Unidos.

O Pentágono vem enfrentando uma série de escândalos sexuais nas últimas semanas, incluindo os casos em que os defensores militares para as vítimas de violência sexual eram eles próprios acusados de crimes sexuais.

Um estudo divulgado pelo Departamento de Defesa, há duas semanas, estima que os relatos de contato sexual indesejado nas forças armadas, desde tocar até o estupro, cresceram 37 por cento em 2012, para cerca de 26 mil casos, ante 19.000 no ano anterior.

Em West Point, no Estado de Nova York, o sargento de primeira classe Michael McClendon foi acusado na semana passada por atos indecentes, prevaricação e crueldade, disse o Exército.

McClendon serviu como um oficial tático não-comissionado na academia desde 2009, um trabalho que o colocou como encarregado de orientar e treinar uma companhia de cerca de 121 cadetes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade