Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Especialistas da ONU criticam Suíça por condenar estudantes por protestos sobre Gaza

27 jan 2026 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

Especialistas em direitos humanos da ONU protestaram nesta terça-feira em Berna, por meio de um comunicado, após ‌um grupo de estudantes ser condenado por invasão de propriedade ‌após participar de protestos pró-palestinos em uma universidade financiada pela Suíça.

Cerca de 70 estudantes da universidade suíça ETH Zurich participaram de um ato pacífico em maio de ‍2024, como parte das manifestações estudantis em diversas cidades durante a guerra de Gaza, antes de serem dispersos pela polícia.

Os protestos se opunham às parcerias ‌da instituição suíça com universidades israelenses, segundo ‌os especialistas da ONU.

"O ativismo estudantil pacífico, dentro e fora do campus, faz parte dos direitos dos estudantes à liberdade de expressão e reunião pacífica, e não deve ser criminalizado", disseram os especialistas, acrescentando que escreveram ao governo suíço e à universidade para levantar a questão.

Nem o porta-voz do Ministério Federal da Justiça e da Polícia da Suíça, nem da ETH Zurich responderam imediatamente a pedidos de comentários. 

Até o momento, cinco estudantes foram condenados por invasão, resultando em multas suspensas de até US$3.516, honorários advocatícios de mais de US$2.604 e uma condenação em seus registros criminais, frequentemente verificados ‌por possíveis empregadores, disseram os especialistas da ONU.

Além desses, dez estudantes que recorreram das acusações aguardam a sentença e dois outros foram absolvidos, segundo os especialistas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade