Sem proteção nem cordas, homem escala prédio de 101 andares em Taiwan; veja
O escalador americano Alex Honnold levou cerca de 1h30 para chegar ao topo da torre do Taipei 101
O escalador americano Alex Honnold escalou sem proteção nem cordas o Taipei 101, em Taiwan, completando a subida de 101 andares em cerca de 1h30, em uma transmissão ao vivo pela Netflix.
Sem equipamento de proteção nem cordas, um homem escalou neste domingo, 25, um dos prédios mais altos do mundo, em Taiwan. O escalador americano Alex Honnold saiu do chão ao topo do Taipei 101, edifício de 508 metros de altura e 101 andares.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O americano levou cerca de uma hora e meia para chegar ao topo da torre. A escalada livre, que reuniu centenas de pessoas na rua, foi transmitida ao vivo pela Netflix.
Honnold subiu por uma das quinas do Taipei 101 usando pequenas "saliências" em formato de L como apoio para os pés. Ao chegar ao topo da torre, Honnold foi recebido com aplausos de uma multidão que acompanhava lá embaixo, na rua.
Vestindo uma camiseta vermelha de manga curta, ele comemorou acenando com os braços acima da cabeça. “A vista é incrível, foi um dia lindo”, disse, após a escalada.
“Estava ventando muito, então eu pensava: não caia da torre. Eu tentava manter o equilíbrio. Mas foi uma posição incrível, uma forma maravilhosa de ver Taipei”, acrescentou.
Honnold não foi o pioneiro na escalada do Taipei 101. Em dezembro de 2004, o francês Alain Robert já havia subido o edifício como parte da cerimônia oficial de inauguração, quando ele ainda detinha o título de prédio mais alto do mundo. A diferença é que Honnold realizou a escalada sem o uso de cordas.
ALEX HONNOLD AFTER COMPLETING HIS FREE SOLO OF TAIPEI 101: "Sick."
The 101 story climb took 1 hour and 35 minutes #SkyscraperLIVE pic.twitter.com/TIzeRqiUcM
— Netflix (@netflix) January 25, 2026