Brasileiro se declara culpado por agressão a agentes do ICE nos Estados Unidos, diz procuradoria
Agentes federais cumpriam mandado de prisão por permanência irregular no país
Um brasileiro de 25 anos se declarou culpado por agredir agentes do ICE durante sua prisão nos EUA por permanência irregular; a sentença será proferida em abril, e ele pode pegar até um ano de detenção.
Um brasileiro de 25 anos se declarou culpado por agredir agentes federais do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) durante o cumprimento de um mandado de prisão em Connecticut, informou a procuradoria do distrito no Estado, em nota divulgada na sexta-feira, 23.
Segundo o procurador David Sullivan, Luis Peterson Rohr Ferreira Borges confessou em juízo ter resistido à abordagem de agentes federais em 25 de junho de 2025, na cidade de Hartford. À época, ele era alvo de um mandado expedido em outubro de 2023, sob acusação de permanência irregular no país.
De acordo com a nota da procuradoria, o brasileiro reagiu de forma violenta à prisão. "Após ser colocado em uma viatura policial, ele chutou, se debateu e gritou obscenidades contra os agentes", afirmou o órgão.
O brasileiro permanece sob custódia desde a prisão. A sentença está marcada para o dia 16 de abril. Pela acusação federal, ele pode ser condenado a até um ano de detenção.
Além desse caso, Borges responde a outro processo no Tribunal Superior de Connecticut, relacionado a uma prisão anterior, em setembro de 2023. Nesse inquérito, ele é acusado de agressão contra agentes de segurança pública e outros profissionais de serviço essencial, além de perturbação da ordem, obstrução da Justiça e intimidação motivada por preconceito.
A atuação das autoridades faz parte de um movimento do governo dos Estados Unidos contra a imigração irregular, que inclui ações de prisão e deportação conduzidas pelo ICE em diferentes Estados do país.