Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Espanha apreende 13 l de chá usado em bebida alucinógena

25 mai 2011 - 11h53
(atualizado às 13h28)
Compartilhar

A Guarda Civil espanhola apreendeu na ilha de Ibiza (Baleares) 13 litros de chá de ayahuasca, uma planta americana com a qual é preparada uma bebida alucinógena utilizada pelos pajés de várias tribos do Amazonas para rituais religiosos e medicina tradicional.

Trata-se de uma das maiores apreensões na Espanha desta substância psicotrópica, proibida no país e cujas doses são consumidas em mililitros, informou nesta quarta-feira Guarda Civil nas Baleares.

Na operação foi detido um cidadão espanhol de 46 anos identificado, acusado de um delito contra a saúde pública.

Um grupo de agentes da equipe de crime organizado e antidroga da Guarda Civil de Ibiza (EDOA) detiveram o acusado no escritório dos Correios da vizinha localidade de Santa Gertrudis, quando foi buscar um pacote procedente do Brasil que continha em seu interior 13 litros de um líquido extraído da planta conhecida como ayahuasca.

O pacote foi aberto na presença de um juiz e do detido, de seu advogado de defesa e de especialistas da Guarda Civil em matéria de tráfico de drogas.

A ayahuasca, ou ''yagé'', causa diversos efeitos no organismo da pessoa que a consome, já que seu princípio ativo é o DMT (dimetiltriptamina), uma potente substância alucinógena.

O princípio ativo dimetiltriptamina é fiscalizado pelo Convênio de Viena de 1971 na Lista I de psicotrópicos, por isso que a comercialização e distribuição é proibida na Espanha, segundo a Guarda Civil.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra