PUBLICIDADE

Mundo

Eslováquia fará lockdown generalizado por 15 dias

País tem alguns dos piores índices de vacinação da UE

24 nov 2021 - 13h44
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A Eslováquia fará um lockdown generalizado de 15 dias para conter a explosão nos novos casos de Covid-19, seguindo o modelo adotado pela vizinha Áustria.

Fronteira entre Polônia e Eslováquia
Fronteira entre Polônia e Eslováquia
Foto: EPA / Ansa - Brasil

De acordo com o ministro da Economia, Richard Sulík, a medida entra em vigor já nesta quinta-feira (25), apenas três dias depois de o país ter iniciado um confinamento de pessoas não vacinadas contra o novo coronavírus.

Com o lockdown, restaurantes e lojas de artigos não essenciais serão fechados, medida semelhante àquela implantada pela Áustria no início desta semana.

A Eslováquia contabiliza 1,1 milhão de casos e 14,1 mil mortes desde o início da pandemia, mas 224 mil contágios (20%) e 1.050 óbitos (7,5%) ocorreram apenas nos últimos 28 dias, de acordo com o monitoramento da Universidade Johns Hopkins.

Entre 15 e 21 de novembro, o país teve pouco mais de 69 mil diagnósticos positivos, maior valor para uma semana desde o início da crise sanitária, e 324 vítimas, cifra mais alta desde o fim de abril.

A Eslováquia também apresenta alguns dos piores índices de vacinação na União Europeia, com 42,82% de sua população totalmente imunizada e 47,68% com pelo menos a primeira dose, segundo o portal Our World in Data - as médias do bloco são de 66,76% e 70,16%, respectivamente.

"Estamos perdendo a luta contra a Covid, somos os piores do mundo em termos de novos contágios por milhão de habitantes", alertou a presidente Zuzana Caputová após visitar um hospital na capital Bratislava.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade