PUBLICIDADE

Mundo

Erdogan antecipa eleições na Turquia para 24 de junho

18 abr 2018 - 13h42
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente turco, Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira que as eleições parlamentares e presidencial da Turquia serão antecipadas para 24 de junho, mais de um ano antes do previsto, alegando que o país precisa urgentemente mudar para um sistema de Presidência executiva.

Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, em Ancara 06/03/2018 REUTERS/Umit Bektas
Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, em Ancara 06/03/2018 REUTERS/Umit Bektas
Foto: Reuters

Antecipar as eleições significa que a votação acontecerá durante um estado de emergência, que está em vigor desde uma tentativa fracassada de golpe de Estado em julho de 2016 e prorrogado por mais três meses pelo Parlamento nesta quarta-feira.

Em 15 anos de governo como primeiro-ministro e depois como presidente, Erdogan transformou um país pobre do leste europeu em um importante mercado em desenvolvimento.

Entretanto, o rápido crescimento econômico da Turquia tem sido acompanhado por um aumento no autoritarismo, à medida que Erdogan acelera uma repressão contra dissidentes desde a tentativa de golpe.

Anteriormente, Erdogan e seus ministros haviam descartado a possibilidade de antecipar as eleições. No ano passado, o presidente venceu um referendo para mudar a Constituição do país e criar uma Presidência executiva que entrará em vigor com a próxima eleição presidencial.

Ele disse que as operações militares da Turquia na Síria "e os acontecimentos em nossa região de importância história, tornaram obrigatório remover a questão da eleição de nossa agenda".

Em discurso televisionado ao vivo, Erdogan disse que também é "urgente mudar para o novo sistema executivo para tomar passos pelo futuro do nosso país de uma maneira mais forte... Nós chegamos ao acordo de que devemos abordar essa eleição antecipada de forma positiva".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade