Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Equador fecha troca de dívida por natureza recorde com bônus de Galápagos

9 mai 2023 - 19h51
Compartilhar
Exibir comentários

O Equador selou a maior troca de "dívida por natureza" do mundo já registrada nesta terça-feira, vendendo um novo "título azul" que canalizará pelo menos 12 milhões de dólares por ano para a conservação das Ilhas Galápagos, um dos ecossistemas mais preciosos do mundo.

Tendo recomprado cerca de 1,6 bilhão de dólares da dívida do país com um desconto de quase 60% no final da semana passada com a ajuda do Credit Suisse, o ministro das Relações Exteriores do Equador, Gustavo Manrique Miranda, disse que a biodiversidade agora é uma "moeda" valiosa.

O "Galápagos Bond" de 656 milhões de dólares de terça-feira, como foi apelidado, valerá até 2041 e deu aos investidores que o compraram um "cupom" ou taxa de juros de 5,645%, disseram seus banqueiros.

Os títulos soberanos do Equador atualmente rendem entre 17% e 26%, mas o novo título tem uma 'garantia de crédito' de 85 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento e de 656 milhões de seguro de risco político do International Development Finance Corp (DFC) dos EUA, o que efetivamente o torna um título menos arriscado.

As trocas de dívida por natureza provaram ser bem-sucedidas em Belize, Barbados e Seychelles nos últimos anos, mas o acordo do Equador é de longe o maior até o momento, cortando a dívida do país em mais de 1 bilhão de dólares, uma vez que os 450 milhões de dólares investidos em preservação forem levados em conta.

As Ilhas Galápagos, que ficam a cerca de 970 km da costa continental do Equador e inspiraram a Teoria da Evolução de Charles Darwin, contam com espécies como tartarugas gigantes, iguanas marinhas e tentilhões de Darwin, que não são encontrados em nenhum outro lugar da Terra e cuja preservação é considerada vital.

Embora Quito embolse mais de 1 bilhão de dólares em economia com a recompra para outros fins, o principal apelo tem sido os benefícios ambientais e a esperança de que este seja um catalisador para outros países altamente endividados, mas ricos em natureza.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade