Empresário que fugiu da Itália está na Rússia, diz mídia
Aleksandrovich deveria ter sido extraditado aos EUA
O empresário e filho de um governador russo, Artem Uss Aleksandrovich, está de volta ao seu país, informou a agência de notícias local Ria Novosti nesta terça-feira (4). O executivo estava em regime de prisão domiciliar na Itália e fugiu de Milão em março, após a justiça determinar a sua extradição aos Estados Unidos.
"Estou na Rússia. Nesses últimos dias, que foram especialmente difíceis, várias pessoas fortes e confiáveis ficaram próximas a mim. Obrigado a eles", disse à agência.
Aleksandrovich rompeu a tornozeleira eletrônica para poder escapar das autoridades italianas, que notificaram seu sumiço em 23 de março. Ele estava preso na Itália desde 17 de outubro do ano passado com base em um mandado de detenção internacional emitido pela justiça de Nova York.
Das quatro acusações, os juízes italianos consideraram que duas eram procedentes: contrabando de petróleo da Venezuela para China e Rússia, furando as sanções norte-americanas, e fraude bancária. As outras duas, lavagem de dinheiro e, a mais delicada delas, contrabando de tecnologia militar dos EUA para a Rússia, não foram consideradas críveis.
"A justiça italiana, cuja a imparcialidade me foi dada no início, demonstrou seu claro partidarismo político. Infelizmente também eles estão sob pressão das autoridades norte-americanas", acusou ainda o empresário.
A Rússia também havia emitido um mandado de prisão contra Aleksandrovich, acusando-o de lavagem de dinheiro. .