PUBLICIDADE

Mundo

Em Maurício, Papa critica exclusão social e pede acolhimento

Francisco encerra viagem à África nesta terça-feira (10)

9 set 2019 - 20h20
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco visitou nesta segunda-feira (9) o arquipélago de Maurício, terceira etapa de sua viagem pela África.

Papa Francisco ganhou camisa do San Lorenzo após missa em Maurício
Papa Francisco ganhou camisa do San Lorenzo após missa em Maurício
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Após discursar em defesa da paz em Moçambique, país flagelado por décadas de guerra civil, e criticar o desmatamento excessivo em Madagascar, nação que enfrenta onda de queimadas, o líder católico celebrou uma missa para 100 mil pessoas em Port Louis, capital e maior cidade de Maurício.

Em sua homilia, Jorge Bergoglio fez um forte discurso contra a exclusão social dos jovens e voltou a cobrar a criação de modelos de crescimento que englobem todos.

"Como é duro constatar que, apesar do crescimento econômico que seu país teve nas últimas décadas, os jovens são os que mais sofrem, os que mais sentem o desemprego, que não apenas provoca um futuro incerto, mas também tira deles a possibilidade de serem protagonistas de sua história comum", disse o Papa.

Ao fim da missa, Francisco ganhou diversos presentes, inclusive um boné e uma camisa de seu time de coração, o San Lorenzo de Almagro. Mais tarde, o Pontífice se reuniu com autoridades e defendeu a construção de uma "comunhão efetiva dentro da família humana, sem a necessidade de marginalizar, excluir ou reprimir".

"Estou feliz, graças a esse breve visita, em poder encontrar um povo caracterizado não apenas por um rosto multiforme no plano cultural, étnico e religioso, mas sobretudo pela beleza que deriva de sua capacidade de reconhecer, respeitar e harmonizar as diferenças em função de um projeto comum", declarou.

O país insular conta com numerosas comunidades islâmica, cristã e hindu, que vivem pacificamente em uma sociedade multiétnica e democrática. Francisco ainda pediu para Maurício manter as portas abertas aos migrantes que buscam emprego e uma vida melhor em seu território.

"Encorajo-os, na fidelidade às suas raízes, a aceitarem o desafio do acolhimento e da proteção dos migrantes que hoje chegam aqui para encontrar trabalho", disse o Papa às autoridades. Francisco ficou apenas algumas horas em Maurício e já retornou para Antananarivo, capital de Madagascar, de onde embarcará para Roma nesta terça-feira (10).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade