Em discurso na Indonésia, Lula defende comércio em moedas locais
Presidente fez apelo em prol de 'democracia comercial'
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o comércio com moedas locais e o multilateralismo durante um discurso nesta quinta-feira (23), em Jacarta, Indonésia, primeira escala de sua viagem pela Ásia, onde deve se reunir com Donald Trump no fim de semana.
"Nós queremos comércio livre e, mais ainda, tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de a comercialização entre nós dois ser feita com as nossas moedas", afirmou o mandatário.
"O século 21 exige a coragem que a gente não teve no século 20. Exige que a gente mude de alguma forma para não ficarmos dependentes de ninguém. Nós queremos multilateralismo, e não unilateralismo. Nós queremos democracia comercial", acrescentou Lula, ao lado do presidente do país asiático, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka.
"No atual cenário de acirramento do protecionismo, nossos países têm condições de mostrar ao mundo a capacidade de defender interesses econômicos com diálogo e respeito", disse.
Lula realiza uma visita de Estado de dois dias à Indonésia e, nesta sexta (24), deve embarcar para a Malásia, onde está prevista uma reunião com Trump no próximo domingo (26), à margem da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
O presidente dos EUA tem criticado os planos de países do Brics de substituir o dólar em suas transações comerciais e prometeu represálias caso isso siga adiante.
Lula e Trump, no entanto, se aproximaram ao longo das últimas semanas, após a crise provocada pelo aumento das tarifas dos EUA contra o Brasil.