PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Síria: mais de 15 milhões são chamados a votar em 3 de junho

O atual presidente, Bashar al-Assad, é o favorito para eleições e disputa cargo com dois rivais

28 mai 2014 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários
Um sírio morador de Beirute, Líbano, mostra cédula de votos para presidência da Síria
Um sírio morador de Beirute, Líbano, mostra cédula de votos para presidência da Síria
Foto: Reuters

Mais de 15 milhões de sírios estão convocados a votar na eleição presidencial de 3 de junho, na qual o presidente Bashar al-Assad é o amplo favorito contra apenas dois rivais, anunciou o ministério do Interior.

"O número de cidadãos com mais de 18 anos que podem exercer o direito ao voto, de acordo com a Constituição, é de 15.845.575, tanto dentro como fora do território sírio", afirma um comunicado ministerial, citado pela agência oficial Sana.

Mais de 9 mil locais de votação, com 11 mil urnas, serão instalados em todo o país, em guerra há três anos.

A votação acontecerá de 7h às 19h locais (da 1h às 13h em Brasília), mas o horário pode ser prolongado no caso de um pedido da comissão jurídica para as eleições.

Eleitor deixa seu voto em urna para presidente na Embaixada síria no Iêmen nesta quarta-feira
Eleitor deixa seu voto em urna para presidente na Embaixada síria no Iêmen nesta quarta-feira
Foto: Reuters

Os eleitores poderão votar onde desejarem com a carteira de identidade, segundo o ministério, que pretende facilitar a votação de quase sete milhões de deslocados em todo o país.

Milhares de sírios residentes no exterior começaram a votar nesta quarta-feira em 38 embaixadas, segundo a televisão estatal. O número de inscritos nas embaixadas com urnas chega a 200 mil.

A eleição presidencial é organizada pelo regime nas regiões sob seu controle, mas é chamada de "farsa" por vários países ocidentais e pela oposição síria no exílio.

Em tese, esta é a primeira eleição presidencial na Síria em mais de 50 anos, pois tanto Assad como seu pai, Hafez, que governou o país com mão de ferro entre 1970 e 2000, foram designados por referendos.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade