PUBLICIDADE

Distúrbios no Mundo Árabe

Combates deixam 22 mortos e 72 feridos na capital da Líbia

Grupos rivais disputam o controle do aeroporto de Trípoli desde a morte do ex-presidente Muammar Kadafi

3 ago 2014 - 08h41
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Integrante da milícia Zintan observa um tanque de combustível pegar fogo após o diparo de foguetes em Trípoli, em 2 de agosto</p>
Integrante da milícia Zintan observa um tanque de combustível pegar fogo após o diparo de foguetes em Trípoli, em 2 de agosto
Foto: Hani Amara / Reuters

Confrontos entre milícias armadas líbias perto do aeroporto de Trípoli deixaram 22 pessoas mortas e 72 feridas na noite de sábado, informou o governo interino da Líbia neste domingo.

O executivo condenou os atos de violência dos grupos armados que, segundo as autoridades, continuam a atacar civis, "pondo em perigo a vida" dos cidadãos da capital.

As autoridades assinalaram no comunicado que acompanham de perto os diferentes esforços de mediação iniciados para pôr fim aos enfrentamentos, que explodiram no último dia 13.

Desde então, os milicianos das cidades de Misrata, ao leste de Trípoli, e de Zintan, ao sudoeste, disputam o controle do aeroporto internacional, nas mãos de brigadas zintaníes desde a queda de Muammar Kadafi em 2011.

Durante os combates de ontem, um morteiro atingiu depósitos de combustível próximos ao aeroporto internacional, o que reavivou as chamas de um incêndio declarado na semana passada.

O fogo tinha começado no último domingo, após a queda de um míssil, e tinha sido controlado quase totalmente graças ao esforço das equipes de combate a incêndios e a uma trégua de 24 horas fechada na terça-feira entre as milícias.

Por causa da deterioração da situação da Líbia, vários países começaram nos últimos dias a retirar seus cidadãos e as equipes diplomáticas. Hoje a imprensa britânica informou que uma fragata da Força Naval do Reino Unido retirará cidadãos do Reino Unido que estão na Líbia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade