PUBLICIDADE

Mundo

Diocese da Polônia proíbe padres de beijarem crianças

Igreja criou regras para religiosos para combater pedofilia

3 abr 2019 - 11h47
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A diocese polonesa de Lodz estabeleceu nesta terça-feira (3) um novo código de conduta para os religiosos da comunidade, o qual proíbe beijos em menores de idade, na tentativa de combater os crimes de pedofilia na Igreja Católica.

Diocese da Polônia proíbe padres de beijarem crianças
Diocese da Polônia proíbe padres de beijarem crianças
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A cartilha foi elaborada e apresentada pelo bispo dom Grzegorz Rys e é destinada a padres, freiras e todos os leigos envolvidos nas atividades da Igreja que convivem com crianças.

O documento autoriza apenas apertos de mão e abraços rápidos para cumprimentar menores e proíbe beijos, cócegas e massagens. Além disso, o novo decreto lembra que não é permitido ?tocar as partes íntimas do corpo e ficar na cama ao lado dos menores?.

Segundo a imprensa local, as regras foram reveladas por Rys durante uma liturgia de penitência, na qual o bispo se desculpou publicamente pelos 10 casos de pedofilia cometidos por padres da diocese após ter conhecimento dos crimes. ?Desperdiçamos nossa credibilidade e vocação. Desperdiçamos o carisma do celibato?, ressaltou.

O novo código, que ainda será submetido à assinatura de todos os sacerdotes da diocese, especifica em detalhes quais comportamentos são proibidos para evitar abusos sexuais na Igreja Católica nos próximos anos.

A medida polonesa vem ao encontro com as novas normas contra crimes de pedofilia e abusos sexuais anunciadas pela Santa Sé. As regras, estabelecidas via Motu Proprio do papa Francisco e pela nova lei 297, instituem a obrigação de denúncia penal sobre todo tipo de crime sexual.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade