Crianças dos EUA terão aulas de manuseio de armas
Tennessee é o primeiro estado norte-americano a implementar a lei que prevê conscientização para evitar acidentes domésticos
O estado do Tennessee implementou aulas sobre manuseio de armas para crianças a partir de cinco anos, visando conscientização e prevenção de acidentes, com outros estados seguindo a iniciativa.
A partir deste mês de setembro, crianças maiores de cinco anos matriculadas em escolas do estado do Tennessee, nos Estados Unidos, terão que passar por uma grade curricular que envolve aulas de manuseio de armas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As diretrizes afirmam que alunos de cinco a oito anos devem, por exemplo, ser capazes de diferenciar uma arma falsa de uma verdadeira, informou o jornal The Washington Post em reportagem.
Essas aulas deverão continuar até que esses alunos concluam o ensino médio. O objetivo é que haja reação a eventuais tiroteios dentro de escolas e também evitar acidentes domésticos envolvendo armas de fogo.
De acordo com as diretrizes compartilhadas pelo governo do Estado, haverá aulas sobre armazenamento seguro, segurança escolar e prevenção de lesões.
No último ano, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC),houve 37% mais mortes e ferimentos de crianças por armas de fogo no Tennessee do que na média nacional.
O estado foi o primeiro a definir regras de aprendizagem sobre o assunto de forma tão precoce. A decisão foi tomada em meados de 2024 e tinha, desde então, a intenção de entrar em vigor no retorno deste ano letivo.
Desde então, outros dois estados, Utah e Arkansas, seguiram o exemplo e determinaram a mudança, que deve entrar em vigor em breve.
Vale destacar que as aulas não envolvem treinamento para uso, e os equipamentos utilizados não ficam carregados.