Covax Facility entrega 1º lote de vacinas anti-Covid para Gana
País recebeu cerca de 600 mil doses de aliança liderada pela OMS
A ação Covax Facility, coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), entregou nesta quarta-feira (24) o primeiro lote de vacinas anti-Covid. O país escolhido foi Gana, que recebeu cerca de 600 mil doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca.
"Essas 600 mil vacinas da Covax fazem parte de uma entrega inicial de lotes da vacina AstraZeneca-Oxford produzidas pelo Instituto Sérum da Índia, que representa uma parte da primeira onda de entrega de vacinas anti-Covid para numerosos países com renda média ou baixa", diz o comunicado da OMS em parceria com o Unicef.
A Covax Facility conta com a adesão de cerca de 150 países e tem como objetivo arrecadar fundos para a entrega e desenvolvimento mais rápidps de imunizantes contra o coronavírus Sars-CoV-2 tanto para seus membros como para nações que não têm condições financeiras de adquirir as vacinas.
A ideia é que até o fim de 2021 cerca de dois bilhões de doses sejam enviadas aos países-membros.
Conforme a nota dos dois órgãos, a aliança internacional "será a maior operação de aquisição e fornecimento de vacinas da história".
"Vacinas salvam vidas. Com os profissionais da saúde e outras equipes da linha de frente vacinados, nós seremos capazes de voltar gradualmente à normalidade, incluindo um melhor acesso à saúde, educação e serviços de proteção. No espírito da cobertura de saúde universal, não vamos deixar ninguém para trás", finaliza a nota.
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, Gana - que tem cerca de 30 milhões de habitantes - possui 81.245 casos da Covid-19 confirmados e 584 mortes. .