PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Sul pede mais conversas informais com Norte

28 mai 2018 - 10h59
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse nesta segunda-feira que poderia haver mais conversas improvisadas com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, enquanto autoridades dos Estados Unidos preparam um encontro histórico entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e Kim.

Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante coletiva de imprensa em Seul 27/05/2018 REUTERS/Kim Hong-Ji
Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante coletiva de imprensa em Seul 27/05/2018 REUTERS/Kim Hong-Ji
Foto: Reuters

Moon e Kim Jong Un realizaram uma reunião de surpresa no sábado no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, durante a qual concordaram que a cúpula Coreia do Norte-EUA precisa acontecer.

"O mais importante de tudo em relação à cúpula intercoreana mais recente foi que os líderes entraram em contato facilmente, marcaram uma reunião facilmente e se encontraram para debater questões urgentes facilmente, sem procedimentos e formalidades complicadas, como um encontro casual", disse Moon em uma reunião com secretários de alto escalão de seu governo.

Na semana passada Trump anunciou que havia desistido de uma reunião com Kim planejada para o dia 12 de junho em Cingapura, mas depois anunciou que havia reconsiderado e que autoridades norte-americanas e norte-coreanas estão acertando os detalhes para o encontro.

No domingo, o Departamento de Estado dos EUA disse que autoridades dos dois países em questão se reuniram em Panmunjom, vilarejo localizado na Zona Desmilitarizada ao longo da fronteira intensamente armada entre as duas Coreias.

Um equipe avançada de autoridades dos EUA também está viajando a Cingapura para se encontrar com norte-coreanos no local, informou a Casa Branca.

Veja também:

Robô grafiteiro cria mural em edifício na Estônia:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade