PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte mantém bases de mísseis não declaradas em funcionamento, diz grupo nos EUA

12 nov 2018 - 20h46
Compartilhar
Exibir comentários

Um think tank norte-americano disse nesta segunda-feira que identificou pelo menos 13 das 20 bases não declaradas de operação de mísseis estimadas na Coreia do Norte, ressaltando o desafio dos negociadores norte-americanos que esperam persuadir Pyongyang a encerrar suas operações de armas nucleares e de mísseis de longo alcance. 

Kim Jong Un em Pyongyang
 5/11/2018     KCNA via REUTERS
Kim Jong Un em Pyongyang 5/11/2018 KCNA via REUTERS
Foto: Reuters

Em relatórios publicados pelo Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais, baseado em Washington, o pesquisador Joseph Bermudez disse que a manutenção e as melhoras de infraestrutura foram observadas em alguns locais, apesar das negociações em processo. 

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeram trabalhar em conjunto para a desnuclearização em seu histórico encontro em junho em Cingapura, mas o acordo não tinha passos específicos previstos e as negociações progrediram pouco desde então. 

Pouco depois da conferência, Trump publicou no Twitter que "não há mais uma ameaça nuclear na Coreia do Norte". 

A Coreia do Norte declarou sua força nuclear "completa" e suspendeu testes de mísseis e de uma bomba nuclear neste ano, mas negociadores dos Estados Unidos e da Coreia do Sul ainda tentam obter de Pyongyang uma declaração concreta do tamanho e do escopo dos programas de armas, ou uma promessa de que irão suspender o destacamento de seu arsenal existente. 

A Coreia do Norte disse que fechou seu local de testes de Punggye-ri e sua planta de testes de mísseis de Sohae. Também foi levantada a possibilidade de abertura de mais sítios e a permissão de inspeções internacionais se Washington tomasse "medidas equivalentes", das quais não houve sinal até agora. 

Perguntado sobre se os locais escondidos seriam contra o espírito da reunião e se a Coreia do Norte deveria abrir mão deles, uma autoridade do Departamento de Estado disse que Trump deixou claro que "se Kim seguir com seus compromissos - incluindo a completa desnuclearização e eliminação dos programas de mísseis balísticos - um futuro muito melhor estará adiante para a Coreia do Norte e seu povo". 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade