PUBLICIDADE

Mundo

Coreia do Norte levantou US$ 2 bi em ataques virtuais para financiar programa de armas, diz ONU

5 ago 2019 - 18h59
Compartilhar
Exibir comentários

A Coreia do Norte gerou estimados 2 bilhões de dólares para seus programas de armas de destruição em massa se utilizando de ataques virtuais "amplos e de sofisticação cada vez maior" para roubar de bancos e corretoras de criptomoedas, de acordo com um relatório confidencial da ONU visto pela Reuters nesta segunda-feira. 

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em frente a tela que mostraria lançamento de míssil
03/08/2019 KCNA via REUTERS
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, em frente a tela que mostraria lançamento de míssil 03/08/2019 KCNA via REUTERS
Foto: Reuters

O governo de Pyongyang também "continuou a aprimorar seus programas nuclear e de mísseis embora não tenha conduzido um teste nuclear ou lançamento de Míssil Balístico Intercontinental", dizia o documento dirigido ao comitê de sanções para a Coreia do Norte do Conselho de Segurança da ONU, composto por especialistas independentes que monitoram o cumprimento das medidas nos últimos seis meses. 

A missão norte-coreana na ONU não respondeu a um pedido de comentários sobre o relatório, que foi submetido ao comitê do Conselho de Segurança na semana passada. 

Os especialistas disseram que a Coreia do Norte "utilizou o ciberespaço para lançar ataques cada vez mais sofisticados para roubar fundos de instituições financeiros e corretoras de criptomoedas para gerar receitas". 

A internet também foi utilizada para lavar o dinheiro roubado, dizia o documento. 

"Os ciber-agentes da República Democrática Popular da Coreia, muitos deles operando sob a direção do Gabinete de Reconhecimento Geral, levantam dinheiro para seus programas de armas de destruição em massa, chegando a dois bilhões de dólares americanos", dizia o relatório. 

A Coreia do Norte é formalmente conhecida por República Democrática Popular da Coreia. O Gabinete de Reconhecimento Geral é uma importante agência de inteligência militar norte-coreana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade