Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Controlador dá "bronca" em piloto de jato após quase ocorrer colisão nos EUA: 'Instrução era para aguardar'

Avião precisou arremeter para evitar colisão com jato em pista de aeroporto nos EUA

26 fev 2025 - 17h20
(atualizado às 17h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Avião arremete para evitar colisão com jato em pista de aeroporto nos EUA:

Registros dos áudios da comunicação entre a torre de controle e os pilotos mostram momentos de tensão quando um jato particular cruzou a pista principal de um aeroporto em Chicago, nos EUA, forçando um avião que estava pousando a realizar uma manobra de arremetida na última terça-feira, 25, conforme divulgado pela agência de notícias AFP e por jornais locais. 

Um vídeo capturou o instante em que o jato privado da Flexjet atravessou a pista onde o voo 2504 da Southwest Airlines deveria aterrissar no Aeroporto de Midway. A aeronave que arremeteu operava um voo entre Omaha, no Nebraska, e Chicago. O pouso estava previsto para as 9h10, horário local (12h10, em Brasília).

No áudio da comunicação por rádio, o piloto do voo Flexjet 560 recebe orientações para cruzar uma das pistas e aguardar, parado, antes da pista 31 Central.

Avião precisou arremeter para evitar colisão com jato em pista de aeroporto nos EUA
Avião precisou arremeter para evitar colisão com jato em pista de aeroporto nos EUA
Foto: Reprodução

O piloto repete as informações recebidas, mas aparenta estar confuso sobre os procedimentos, confirmando-os parcialmente.

Ao perceber que a aeronave não parou no local indicado, o controlador de voo alerta o piloto: "Flexjet 560, segure! Flexjet 560!". O jato, no entanto, segue em frente, forçando o Boeing 737 da Southwest a realizar uma manobra evasiva.

Depois de dar as coordenadas para o voo da Southwest, a torre passa novas instruções ao jato privado, junto com uma "bronca": "Flexjet 560, a instrução era para parar antes da Pista 31 Central"

Em seguida, o controlador fala de novo para o jato permanecer parado: "Flexjet 560, fique bem aí, não se mexa"

O piloto da Flexjet será convocado a se explicar individualmente por desvio de conduta ou "pilot deviation" — situação em que um operador desrespeita ou ignora as orientações do controle de tráfego aéreo. As consequências para esse tipo de infração podem variar desde uma simples advertência por telefone até sanções mais graves, dependendo da abertura de uma investigação.

Em um comunicado enviado à imprensa norte-americana, a Southwest Airlines afirmou que a tripulação agiu de acordo com os procedimentos de segurança. Após a manobra de arremetida, a aeronave retornou ao aeroporto e realizou o pouso sem problemas, dentro do horário programado. Não houve feridos.

A Flexjet, proprietária do jato, afirmou que está ciente "do ocorrido em Chicago". "A Flexjet adere aos mais altos padrões de segurança e estamos conduzindo uma investigação completa", disse um porta-voz em uma declaração. "Qualquer ação para retificar e garantir os mais altos padrões de segurança será tomada."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade