3 eventos ao vivo

Conte se reúne com Mattarella para tentar ampliar base aliada

20 jan 2021
22h03
atualizado às 22h12
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, se reuniu nesta quarta-feira (20) com o presidente Sergio Mattarella para relatar os desdobramentos da crise política após receber os votos de confiança na Câmara e no Senado.
    O encontro teve duração de cerca de 50 minutos e, até o momento, não foi divulgada nenhuma nota oficial do Palácio do Quirinale.
    De acordo com fontes do governo italiano, Conte expressou a Mattarella seu desejo de ampliar a coalizão, que agora lidera em minoria. A expectativa é de que ele buscará apoio nos próximos dias.
    Nesta tarde, o premiê italiano convocou uma cúpula das lideranças que compõem o Executivo no Palazzo Chigi para fazer um balanço da crise política. Em nota, foi explicado o desejo de avançar com o fortalecimento da maioria.
    As reuniões ocorrem um dia depois do premiê italiano receber a confiança do Senado após a crise causada pelo ex-premiê Matteo Renzi, que retirou seu partido, o centrista Itália Viva (IV), da base aliada formada pelo Partido Democrático (PD) e pelo Movimento Estrelas (M5S).
    A expectativa é de que nesta quinta-feira (21) os dirigentes da Liga, Força Itália e Irmãos da Itália sejam recebidos por Mattarella.
    "O país não pode ficar refém de um governo incapaz, arrogante e recluso. É uma minoria governamental que continua a negociar de forma descarada e escandalosa com parlamentares e que não tem receio de embarcar naqueles que, eleitos com a centro direita, traíram o compromisso assumido com os eleitores. A centro direita pretende apresentar ao presidente da República o seu ponto de vista sobre a situação, agora insustentável", diz uma nota conjunta. .
   

Primeiro-ministro se reuniu com o presidente italiano
Primeiro-ministro se reuniu com o presidente italiano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Veja também:

Harry revela presente de Natal da rainha Elizabeth a Archie
Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade