PUBLICIDADE

Mundo

Comissário da UE diz que renovação com AstraZeneca está em risco

Está cada vez mais certo que UE focará apenas em vacinas de mRNA

18 abr 2021 - 11h20
(atualizado às 11h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, afirmou neste domingo (18) que há o risco de que o contrato para fornecimento das vacinas anti-Covid da AstraZeneca, criadas com a Universidade de Oxford, não seja renovado.

UE deve optar por abrir mão da AstraZeneca e focar em vacinas de mRNA
UE deve optar por abrir mão da AstraZeneca e focar em vacinas de mRNA
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"A minha prioridade como gestor das vacinas é que aqueles com quem fechamos contratos nos entreguem no prazo. Nós compramos 120 milhões de doses para o primeiro trimestre e 180 milhões para o segundo. A AstraZeneca nos entregou primeiro 30 milhões e depois 70 milhões. Nada é definitivo, continuamos a discutir", disse Breton à emissora "BFM-TV" ao ser questionado sobre a renovação.

Até o momento, Breton é a mais alta autoridade europeia a falar sobre o tema, mas ele se soma às diversas vozes que apontam que a UE não vai mais focar na compra de vacinas que não usem a tecnologia do RNA mensageiro (mRNA).

Isso porque, apesar de mais caras, essas vacinas mais tecnológicas não apresentaram casos de reações adversas que, apesar de raras (0,0003%), fazem com que os europeus optem pelas vacinas da Pfizer/BioNTech e da Moderna.

Além disso, como há garantias de que as doses compradas desses fabricantes serão entregues conforme contrato, os europeus estão se dando ao luxo de abrir mão das vacinas da AstraZeneca, que constantemente atrasa entregas ao bloco. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade