Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Colômbia e EUA discutem tráfico de drogas e diferenças permanecem

4 out 2022 - 08h41
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente colombiano, Gustavo Petro, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, discutiram na segunda-feira a intensificação do compartilhamento de inteligência e outras medidas contra o tráfico de drogas, mas não anunciaram nenhum acordo e permaneceram em desacordo sobre a extradição de criminosos do tráfico.

Petro, que recebeu Blinken em Bogotá, classificou a guerra às drogas liderada pelos EUA como um fracasso e pediu uma nova abordagem internacional.

Em uma entrevista coletiva após a reunião, Blinken disse que os dois lados estavam "em grande sincronia" na abordagem do tráfico de drogas, mas não havia indícios de novos acordos sobre o assunto, e eles reiteraram opiniões divergentes sobre a extradição de criminosos de drogas.

Petro afirmou que as prioridades da Colômbia são a interdição de drogas antes de serem enviadas para fora da Colômbia e ir atrás daqueles que administram o comércio, que provavelmente não estariam nas selvas colombianas, mas em Bogotá, Medellín, Miami e até Nova York.

Houve discussões sobre "fazer mais em termos de interdição de drogas que estão se movendo nos mares por barco, bem como aumentar ainda mais nosso compartilhamento de inteligência para perseguir os responsáveis pelo tráfico de drogas", disse Blinken.

Ele acrescentou que Petro colocou "ideias concretas na mesa" durante as negociações, mas não mencionou nenhum acordo específico.

Blinken está em uma viagem de uma semana para Colômbia, Chile e Peru, todos com líderes de esquerda relativamente novos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade