PUBLICIDADE

Mundo

CIA usava empresa de criptografia para espionagem, diz jornal

Alvos de monitoramento incluíam diversos países, como o Irã

14 fev 2020 - 20h05
(atualizado às 20h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos e o serviço secreto alemão conseguiram ler mensagens criptografadas de países aliados e inimigos, informou o jornal americano Washington Post. De acordo com a publicação, as inteligências dos dois países utilizaram uma empresa sueca que vendia sistemas de criptografia fraudulentos para outras nações, permitindo a espionagem. A reportagem do WP foi realizada em parceria com a TV alemã ZTE e a rede estatal suíça SRF. O texto informa que governos de mais de 120 países, entre eles Argentina, Índia, Paquistão e Irã, se tornaram clientes da empresa Crypto AG encomendando equipamentos para manter em segredo suas comunicações.

CIA usava empresa de criptografia para espionagem, diz jornal
CIA usava empresa de criptografia para espionagem, diz jornal
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

    As agências dos EUA e da Alemanha, por sua vez, teriam manipulado os dispositivos da companhia para conseguirem quebrar os códigos que os outros países utilizavam, explica o jornal.

    Por meio deste sistema, os EUA chegou a espionar o Irã durante a crise dos reféns de 1979. "Foi o golpe de inteligência do século", concluiu um relatório da CIA sobre a operação. "Os governos estrangeiros estavam pagando um bom dinheiro aos EUA e à Alemanha pelo privilégio de ter suas comunicações mais secretas lidas por pelo menos dois (e possivelmente até cinco ou seis) países estrangeiros".

    Na década de 1990, no entanto, a inteligência alemã abandonou o programa em decorrência do risco de exposição. Já a CIA comprou a participação da Alemanha e ainda usou a empresa para atividades de espionagem até 2018, enquanto que a Crypto AG vendeu a marca para um nova companhia sueca.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade