PUBLICIDADE

Mundo

China barra acesso de navio dos EUA a porto de Hong Kong

Navio de assalto anfíbio Wasp deveria fazer uma escala no local em outubro, disseram fontes diplomáticas

25 set 2018 - 08h58
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A China recusou um pedido feito por um navio de guerra dos Estados Unidos para visitar Hong Kong, informou o consulado dos EUA na cidade chinesa nesta terça-feira, em meio a tensões comerciais crescentes entre Pequim e Washington e uma decisão norte-americana de impor sanções a militares da China.

Navio de assalto anfíbio norte-americano Wasp na costa do Japão  23/03/2018 REUTERS/Issei Kato
Navio de assalto anfíbio norte-americano Wasp na costa do Japão 23/03/2018 REUTERS/Issei Kato
Foto: Reuters

O navio de assalto anfíbio Wasp deveria fazer uma escala na ex-colônia britânica de Hong Kong em outubro, disseram fontes diplomáticas.

"O governo chinês não aprovou um pedido para uma visita portuária do USS Wasp dos EUA a Hong Kong", disse uma porta-voz do consulado. "Temos um longo histórico de visitas portuárias bem-sucedidas a Hong Kong, e esperamos que continue assim", acrescentou.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, não respondeu diretamente quando indagado se a China recusou o pedido.

"Quanto a pedidos de navios militares dos EUA para visitarem Hong Kong, a China sempre emitiu aprovações caso a caso, de acordo com o princípio da soberania e da situação detalhada", disse ele aos repórteres, sem dar detalhes.

Em 2016, em um momento de tensões elevadas por causa de reivindicações territoriais no disputado Mar do Sul da China, a China negou um pedido de um grupo de ataque de um porta-aviões liderado pelo John C. Stennis para visitar Hong Kong.

No sábado a China convocou o embaixador dos EUA em Pequim e adiou negociações militares conjuntas para protestar contra uma decisão norte-americana de impor sanções a uma agência militar chinesa e seu diretor pela compra de caças russos e um sistema antimísseis terra-ar.

China e EUA também estão envolvidos em uma guerra comercial cada vez mais agressiva.

Veja também

TOP News: China impõe tarifas de 5% a 10% à lista de US$ 60 bilhões em produtos dos EUA:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade