PUBLICIDADE

Mundo

Chefe da polícia de Uvalde é afastado em meio a investigação

Substituição vem após críticas na demora de resposta a massacre

23 jun 2022 - 10h12
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe da polícia do distrito escolar de Uvalde, no Texas, Pedro Arredondo, foi afastado de suas funções no âmbito da investigação sobre a resposta dos agentes locais ao massacre cometido na Robb Elementary School em 24 de maio.

Massacre matou 21 pessoas em escola infantil de Uvalde
Massacre matou 21 pessoas em escola infantil de Uvalde
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O responsável pelo distrito, Hal Harrell, não deu detalhes dos motivos do afastamento de Arredondo, que passará a ter uma licença administrativa, e informou que outro funcionário assumirá o comando policial enquanto as investigações estão em andamento.

"Por conta da falta de clareza ainda existente e a falta de estimativa de quando as investigações serão concluídas, tomei a decisão de colocar o chefe Arredondo em licença administrativa a partir de hoje", publicou em nota Harrell na noite desta quarta-feira (22).

Arredondo comandava os agentes que chegaram em poucos minutos à escola assim que foram alertados por um "tiroteio em andamento".

No entanto, o assassino Salvador Ramos, 18 anos, ficou 77 minutos dentro da instituição antes que fosse controlado. Ao todo, 19 crianças e duas professoras foram mortas dentro da escola.

As forças de segurança locais vêm sofrendo duras críticas tanto da sociedade como das autoridades estaduais e federais por terem demorado muito a agir.

O próprio diretor de Segurança Pública do Texas, Steven McCraw, afirmou que Arredondo tomou "decisões terríveis" e que a resposta militar foi um "desprezível fracasso" durante uma audiência com o legislativo estadual. Ainda conforme McCraw, os policiais poderiam ter entrado apenas três minutos depois do início do massacre.

Em entrevista a jornais locais, Arredondo afirmou que demorou todo esse tempo para entrar na escola porque "não sabia" quantos atiradores eram e por ter pouco efetivo no local. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade