PUBLICIDADE

Mundo

Chanceler da Áustria anuncia Fórum UE-África em dezembro

Sebastian Kurz se reuniu com Macron para tratar sobre imigração

17 set 2018 - 19h24
(atualizado às 21h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O chanceler da Áustria e presidente da União Europeia (UE), Sebastian Kurz, anunciou nesta segunda-feira (17) que no próximo mês de dezembro será realizado um fórum União Europeia-África, em Viena.

Chanceler da Áustria anuncia Fórum UE-África em dezembro
Chanceler da Áustria anuncia Fórum UE-África em dezembro
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    "Vamos organizar um encontro Europa-África em dezembro.

    Esperamos o apoio da França. Queremos focar no desenvolvimento econômico da África", declarou o chanceler antes de ser recebido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, no Eliseu. Os dois líderes se encontraram em Paris apenas dois dias antes das negociações da UE em Salzburgo relacionadas a uma discussão sobre a política de imigração.

    Kurz, que atualmente ocupa a presidência rotativa da UE, é um defensor de uma linha mais dura em relação à imigração. Hoje, ele também disse apoiar a proposta do Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, de reforçar a Frontex, agência europeia de proteção de fronteiras, com 10 mil guardas-fronteiriços até 2020. O austríaco ainda reiterou que os países europeus alvos da "primeira entrada", como a Itália, precisam da solidariedade europeia, mas têm que aceitar em troca de ajuda europeus para gerenciar as chegadas. Macron, por sua vez, defendeu "um melhor controle das chegadas [de migrantes] e um melhor diálogo com os países de origem e de trânsito", sempre "respeitando os valores comuns". Nas últimas semanas, o abismo entre os governos anti-imigração na Europa Oriental e os membros ocidentais aumentou. "A Áustria pretende apoiar todos aqueles que querem ser construtores de pontes", finalizou Kurz.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade