Carisma de João Paulo II atraía fiéis, dizem religiosos
30 abr2011 - 12h18
Compartilhar
A principal característica dos 27 anos do Pontificado de João Paulo II foi o carisma do Papa, que fez com que vários tipos de fiéis se aproximassem da Igreja Católica. Para o padre José Roberto Abreu de Matos, que leciona Filosofia e Teologia na PUC-SP, "não só os fiéis, mas o mundo olhou para a Igreja de uma forma diferente" e, apesar de algumas vezes as pessoas não confessarem da mesma fé, aonde o Papa ia, "prestavam atenção nele". As informações são da Ansa.
Imagens de Karol Wojtyla, o papa João Paulo II, são instaladas na praça central da cidade polonesa de Cracóvia
Foto: Leandro Demori / Especial para Terra
"As pessoas, católicos, judeus, mulçumanos, quando se deparavam com ele, se identificavam com algo que vai além do nosso entendimento", disse o religioso.
O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, declarou recentemente que o reconhecimento do público ficou muito claro no funeral de João Paulo II, ocasião que contou com a presença de chefes de Estado "como nunca antes houve na história, em número e em diversidade".
"Eles eram provenientes de Estados e países que não têm cultura cristã, mas estavam lá para homenagear o Papa falecido. Chefes de Estado que estavam em guerra contra outros chefes de Estado ficaram lado a lado na Praça São Pedro, dando um sinal de que aquilo era verdadeiro", relembrou.
Para Scherer, que representará a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na cerimônia de beatificação que acontecerá no dia 1° de maio, João Paulo II não foi só importante para a Igreja, "mas também para a Humanidade".
O padre José Roberto Abreu de Matos, que já se reuniu com João Paulo II, lembra que o olhar do Papa era algo que ia além de "nossas capacidades inteligíveis". "Estar com João Paulo II foi sentir algo que é inexplicável, é algo humano, mas também divino, porque ele transmitia no olhar e corporalmente uma força que só poderia vir de Deus", relembra Matos, acrescentando que, quando ele chegava, "as pessoas se derretiam".
Para o religioso, isso talvez ocorresse graças ao contato que Karol Wojtyla teve com o teatro em sua juventude, que deu a ele uma linguagem corporal que permitia que "falasse com os olhos, não somente com a boca".
João Paulo II também ficou conhecido por se envolver e dar atenção especial aos jovens e trabalhadores. Segundo o assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio, o Papa "tinha um amor todo especial por eles. Algo que vem do seu carisma, já que essa idade é complicada para tanta gente".
O frei italiano Mariano Sérgio Foralosso, professor da Escola Dominicana de Teologia, destacou, por sua vez, que a missão do papa Bento XVI de substituir João Paulo II "não é uma tarefa fácil", exatamente por conta de seu "carisma muito grande".
"Bento XVI não tem a projeção na mídia que João Paulo II tinha", afirma Foralosso, explicando que isso se dá por causa do "jeito alemão dele, mas também porque ele assumiu o Papado sendo não-amado". Isso porque, segundo o frei, ele tinha uma tarefa complicada na Congregação para a Doutrina da Fé, que pode ser comparada ao trabalho feito antigamente pela Inquisição.
No domingo, ocorrerá a cerimônia de beatificação de João Paulo II. A distinção ocorre depois da cura inexplicável de uma religiosa francesa que sofria de mal de Parkinson. Marie Simon-Pierre, enfermeira de profissão, segundo a Congregação para a Causa dos Santos, curou-se após fazer e pedidos dirigidos ao Papa, poucos meses após a morte do pontífice.
Centenas de milhares de pessoas são esperadas para a missa, quando o sucessor de João Paulo II, Bento XVI, vai pronunciar em latim a declaração de que um dos mais populares papas da história como um "abençoado" da Igreja.
Papa é retratado em miniaturas
Foto: AFP
Cães farejadores são usados para fazer a segurança do local
Foto: AFP
Vaticano se prepara para cerimônia de beatificação
Foto: AFP
Fiéis posam em frente a banner com foto do João Paulo II
Foto: AFP
Dezenas de pessoas lotam as imediações do Vaticano
Foto: AFP
Fiéis enfrentam chuva para assistir à beatificação de João Paulo II
Foto: AFP
Devotos cantam próximos ao Vaticano
Foto: AFP
João Paulo II é lembrado em souvenirs
Foto: AFP
Turistas chegam de bicicleta ao Vaticano, em Roma
Foto: AFP
Foto: Terra
Presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, chega a Roma para assistir à beatificação de João Paulo II
Foto: AFP
Pôster de João Paulo II é pendurado no Circus Maximus, que receberá vigília coletiva neste sábado, um dia antes da beatificação do Papa
Foto: AP
Paramilitares italianos patrulham o rio Tiber, em frente à Basílica de São Pedro, em Roma, às vésperas da beatificação de Karol Wojtyla
Foto: AP
Trabalhadores preparam a região do Circus Maximus, em Roma, para vigília marcada para este sábado. O Papa João Paulo II será beatificado neste domingo, no Vaticano
Foto: AP
Policiais romanos coordenam trânsito em rua próxima ao Vaticano; espera-se a vinda de um milhão de peregrinos para o domingo
Foto: EFE
Peregrinos passeiam pela praça de São Pedro, no Vaticano, às vésperas da beatificação de João Paulo II
Foto: EFE
Foto: Terra
A Praça de São Pedro já está preparada para a cerimônia de beatificação de João Paulo II, que ocorre neste domingo
Foto: AP
Peregrinos fazem fila para entrar na Basílica de São Pedro
Foto: AP
Centenas de pessoas foram ao Vaticano neste sábado para visitar a Basílica de São Pedro
Foto: AP
Coral de apresenta na Praça de São Pedro
Foto: AP
Uma mulher passa diante de cartazes gigantes com a foto de João Paulo II em Cracóvia, na Polônia
Foto: AP
Fiéis enfrentam frio romano para participar da vigília prévia à beatificação de Wojtyla
Foto: Reuters
Peregrinos fazem vigília próximo à Basílica de São Pedro
Foto: Reuters
Fiéis seguram fotos de João Paulo II enquanto rezam em Roma
Foto: Reuters
Freira segura uma vela enquanto reza durante vigíla em Roma
Foto: Reuters
Fiéis católicos fazem vigília no Circo Massimo, centro de Roma, a espera da beatificação de João Paulo II
Foto: EFE
Crianças também participam da mobilização de fiéis em Roma
Foto: Reuters
Na Polônia, terra natal de João Paulo II, fiéis também rezam na véspera da beatificação do Papa
Foto: EFE
Em Varsóvia, na Polônia, devotos realizam vigília a espera da beatificação do Papa Wojtyla
Foto: EFE
Foto: Terra
Cerimônia reunião centenas de milhares de devotos
Foto: AFP
Religiosos acompanham cerimônia de beatificação
Foto: AFP
Papa Bento XVI acena para fiéis
Foto: Reuters
Imagem do agora beato João Paulo II
Foto: AFP
Beatificação reuniu mais de mais de um milhão de peregrinos vindos de várias partes do mundo
Foto: AFP
Papa Bento XVI passa entre os fiéis
Foto: AFP
Sangue de Karol Wojtyla é levado para altar
Foto: AFP
A freira francesa Marie Simon-Pierre ajudou a levar sangue do beato para altar
Foto: AFP
Religiosos acompanham chegada de Bento XVI
Foto: AFP
Premiê Silvio Berlusconi acompanhou cerimônia de beatificação
Foto: AFP
João Paulo II comandou a Igreja Católica de 18 de outubro de 1978 até 2 de abril de 2005
Foto: AP
A praça de São Pedro, em Roma, ficou lotada de devotos
Foto: AP
Foto: AP
Imagem de João Paulo II foi exposta durante cerimônia
Foto: AP
Fiéis cantam durante beatificação de João Paulo II
Foto: AP
Imagem mostra praça de São Pedro lotada
Foto: AP
Freira aplaude cerimônia de beatificação de João Paulo II
Foto: AP
Devota se emociona
Foto: AP
Papa proclamou João Paulo II beato diante de 1 milhão de fiéis
Foto: Reuters
Caminhões estacionados em posições estratégicas nas ruas que circundam a Basílica de São Pedro distribuem gratuitamente laranjas, maças, cenouras e sucos
Foto: LeandroDemori / Especial para Terra
O Papa Bento XVI celebra a beatificação de João Paulo II
Foto: AP
Papa Bento XVI beija taça onde foi posto o sangue de João Paulo II
Foto: AFP
Caixão com os restos de João Paulo II foi colocado perante o Altar da Confissão da Basílica de São Pedro
Foto: AFP
Bento XVI reza na Basílica de São Pedro
Foto: AP
Freira beija caixão de João Paulo II
Foto: AP
Religioso beija caixão de João Paulo II na Basílica de São Pedro
Foto: AP
Dezenas de jornalistas fazem cobertura da beatificação de João Paulo II
Foto: AFP
Presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, participou da missa realizada na beatificação de João Paulo II
Foto: AP
Religiosos se protegem do sol com jornais
Foto: AP
Papa Bento XVI reza diante de caixão com restos mortais de João Paulo II
Foto: Reuters
Cardeais acompanham Bento XVI em oração
Foto: Reuters
Papa Bento XVI abençoa devotos
Foto: AP
Papa cumprimenta presidente da Itália, Giorgio Napolitano
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Freira mostra imagem de João Paulo II
Foto: AP
Padres presenciam momento de beatificação
Foto: AFP
O príncipe Felipe de Borbón e sua mulher Letizia Ortiz acompanharam cerimônia
Foto: Reuters
Caixão de João Paulo II ficará exposto para a visitação de fiéis
Foto: Reuters
Cerimônia reuniu mais de 1 milhão de fiéis
Foto: AP
João Paulo II foi beatificado neste domingo no Vaticano
Foto: AP
A cerimônia de beatificação foi presidida por Bento XVI e concelebrada por todo o colégio cardinalício
Foto: AFP
Fiéis poloneses tremulam bandeiras com imagem de João Paulo II em missa na Praça de São Pedro, no Vaticano
Foto: AFP
Milhares de pessoas se reúnem em frente a Praça de São Pedro no dia seguinte a beatificação de João Paulo II