Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cardeal conservador pede fim de restrições a missas em latim

Norte-americano Burke disse ter feito apelo ao papa Leão XIV

17 jun 2025 - 14h20
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O cardeal ultraconservador norte-americano Raymond Burke disse ter pedido ao papa Leão XIV o fim das medidas que limitam a celebração da missa tradicional em latim nas dioceses.

Cardeal norte-americano foi um dos mais críticos de Francisco
Cardeal norte-americano foi um dos mais críticos de Francisco
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Burke discursou em uma conferência em Londres organizada pela Sociedade da Missa em Latim da Inglaterra e País de Gales, dizendo aos participantes que espera que o novo pontífice "ponha fim à perseguição" aos católicos que desejam celebrar a missa com "o uso mais antigo" da liturgia romana.

O norte-americano, que é prefeito emérito da Assinatura Apostólica e ex-patrono da Ordem de Malta, foi um dos palestrantes convidados para a conferência sobre fé e cultura.

"Certamente já tive a oportunidade de expressar isso ao Santo Padre", declarou o cardeal norte-americano por videoconferência.

"Espero que, o mais breve possível, ele comece a estudar esta questão", acrescentou o religioso, considerado um dos líderes da ala mais conservadora da Igreja, segundo o portal da Agência Católica de Notícias.

Burke foi um dos maiores críticos do papa Francisco dentro da Igreja Católica, principalmente depois que o argentino reafirmou que missas em latim só podem ser celebradas com autorização expressa do Vaticano.

Há alguns anos, Jorge Bergoglio deixou claro que o uso de igrejas paroquiais por grupos que celebram a missa em latim e a utilização do missal antigo por padres ordenados após a "Traditionis custodes" devem ser autorizados diretamente pela Santa Sé.

Com isso, cabe apenas ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos avaliar caso a caso eventuais pedidos levados aos bispos para o uso do missal tão caro aos tradicionalistas, aprovado por João XXIII em 1962, antes do Concílio Vaticano II, que autorizou missas em todos os idiomas. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade