PUBLICIDADE

Mundo

Canadá planeja interromper envio de armas para Israel

Chefe da diplomacia israelense criticou decisão

20 mar 2024 - 10h18
(atualizado às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo canadense anunciou nesta quarta-feira (20) que planeja implementar uma medida para interromper o envio de armas a Israel.

Em entrevista ao jornal "Toronto Star", a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Melanie Joy, destacou que o governo de seu país implementará uma resolução não vinculativa aprovada pela Câmara dos Comuns pedindo o fim de "mais autorizações e transferências de armas" para Israel.

Além disso, a medida visa garantir o cumprimento do regime de exportação de armas do Canadá e aumentar os esforços para impedir o comércio ilícito, inclusive para o Hamas.

A decisão, porém, foi duramente criticada pelo ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, em seu perfil no X (antigo Twitter). "É lamentável que o governo canadense esteja tomando uma medida que mina o direito de Israel à autodefesa contra os terroristas do Hamas", escreveu ele.

De acordo com Katz, "a história julgará duramente a ação atual do Canadá", enquanto que "Israel continuará a lutar até que o Hamas seja destruído e todos os reféns sejam levados para casa".

Por outro lado, o senador norte-americano Bernie Sandes afirmou que "o Parlamento Canadense votou pelo fim da venda de armas a Israel" e "tem toda a razão em fazer isso".

"Dada a catástrofe humanitária em Gaza, os Estados Unidos não deveriam fornecer nem um dinheiro à máquina de guerra de Netanyahu", concluiu o democrata. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade