PUBLICIDADE

Mundo

Caça russo sobrevoa Mar Báltico após bombardeiros americanos voarem em direção a fronteira

20 mar 2023 - 19h45
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Defesa da Rússia disse que um caça russo Su-35 teve de ser acionado para voar sobre o Mar Báltico nesta segunda-feira após dois bombardeiros estratégicos dos Estados Unidos voarem na direção da fronteira russa, mas que ele retornou à base depois de eles se afastarem.

O incidente ocorreu após a queda de um drone dos EUA no Mar Negro em 14 de março, depois de ele ser interceptado por jatos russos -- o primeiro encontro militar direto conhecido entre a Rússia e os Estados Unidos desde invasão russa na Ucrânia em fevereiro do ano passado.

"Em 20 de março, as instalações de radar das forças de defesa aérea do distrito militar ocidental em serviço no Mar Báltico detectaram dois alvos aéreos voando na direção da fronteira estatal da Federação Russa", disse o ministério no aplicativo de mensagens Telegram.

O ministério afirmou na nota que os alvos eram bombardeiros estratégicos B52H, da Força Aérea dos EUA.

Segundo o comunicado, um jato de combate Su-35 decolou para evitar uma violação da fronteira e acrescentou: "depois que a aeronave militar estrangeira se afastou da fronteira da Federação Russa, o caça russo voltou ao aeródromo de sua base".

O ministério disse que o voo do Su-35 estava estritamente de acordo com as regras internacionais de uso do espaço aéreo.

"Nenhuma violação da fronteira do estado da Federação Russa foi permitida", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade