PUBLICIDADE

Mundo

Brasileiro de extrema direita é eleito deputado em Portugal

Marcus Santos é carioca e vive na Europa há mais de 10 anos; ele foi eleito pelo partido Chega

11 mar 2024 - 10h40
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O partido ultra-direitista Chega de Portugal elegeu como deputado o brasileiro Marcus Santos, de 45 anos. Crítico ao governo português e apoiador de Jair Bolsonaro, o carioca faz parte do crescimento do Chega no país. Nas eleições legislativas de 2024, o partido passou de 12 para 48 deputados.
Brasileiro Marcus Santos foi eleito deputado pelo Chega
Brasileiro Marcus Santos foi eleito deputado pelo Chega
Foto: Reprodução/Instagram

A acirrada disputa legislativa que deu vitória à centro-direita em Portugal também elegeu nomes do partido ultradireitista Chega. Um deles é o brasileiro Marcus Santos. Nascido no Rio de Janeiro, o agora deputado tem 45 anos e vive na Europa desde 2009. Ele concorreu por Porto, um dos principais destinos para brasileiros imigrantes no país. 

Nas redes sociais, Santos se descreve como ex-atleta profissional, atual vice-presidente da Comissão Política Distrital do Porto e integrante do Conselho Nacional do Chega. No Instagram do deputado é possível ver diversas publicações de falas do presidente do partido, André Ventura, inclusive críticas a Lula

O brasileiro também publica, constantemente, críticas ao atual presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Uma delas acusava Sousa de xenofobia com crianças portuguesas. "Comece a tratar as crianças portuguesas da mesma forma com que o senhor e seu filho trataram as gêmeas brasileiras. Chega de xenofobia contra crianças portuguesas", declarou. 

Marcus Santos se refere ao suposto favorecimento do presidente português às gêmeas luso-brasileiras com atrofia muscular espinhal. O caso gerou repercussão porque o governo teria aceitado custear o tratamento das crianças, que custa cerca de 2 milhões de euros (quase R$ 11 milhões). 

No X (antigo Twitter), Marcus também já citou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Em publicações de 2020, o deputado chegou a escrever: "Deus abençoe os conservadores. [André] Ventura, [Donald] trump e [Jair] Bolsonaro" Ele também já recebeu o deputado Eduardo Bolsonaro na Comissão Política Distrital do Porto.

A última publicação do brasileiro na rede social foi em comemoração ao resultado das eleições. No tuíte, ele afirmou: "Agora não tem jeito… A extrema esquerda racista, fascista e a comunicação social mentirosa vão ter que levar com o negão do Chega. Viva Portugal". 

Em resposta, alguns eleitores portugueses demonstraram repúdio pela eleição e debocharam do fato de Santos ser brasileiro. "Vais ter de votar sim em mandar-te de volta para a tua terra?", perguntou um usuário, se referindo à postura do partido Chega em relação aos imigrantes

Chega cresceu nas eleições

O partido Chega, que ficou em terceiro lugar na eleição, não declarou derrota. Pelo contrário, foi o que mais cresceu desde as eleições legislativas passadas, em 2022. O Chega, que até então contava com 12 deputados, conseguiu eleger 48 em votação neste domingo. 

A vencedora em votos totais, porém, foi a Aliança Democrática, uma coligação de partidos de centro-direita. Se o Chega resolver se aliar à coligação, o partido ultradireitista pode se tornar parte de uma coalizão. 

No entanto, até o momento, a Aliança Democrática não pretende fazer um acordo com o Chega. A postura é diferente da do líder do partido de extrema-direita. André Ventura chegou a afirmar que o resultado das eleições prova a vontade dos portugueses em que haja a junção.

Quem é Sérgio Tavares, influencer português que veio ao Brasil para cobrir ato de Bolsonaro em SP Quem é Sérgio Tavares, influencer português que veio ao Brasil para cobrir ato de Bolsonaro em SP

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade