Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Boric anuncia candidatura de Bachelet a secretária-geral da ONU

Caso seja eleita, ex-presidente do Chile será 1ª mulher no cargo

24 set 2025 - 11h19
(atualizado às 13h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Chile, Gabriel Boric, oficializou na Assembleia Geral das Nações Unidas a candidatura de Michelle Bachelet para suceder António Guterres na liderança da ONU a partir de 2027.

Bachelet discursou na Conferência da Mulher Latino-Americana e Caribenha no México, em agosto
Bachelet discursou na Conferência da Mulher Latino-Americana e Caribenha no México, em agosto
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Se eleita, Bachelet, ex-presidente chilena por duas vezes, seria a primeira mulher e a segunda personalidade da América Latina, depois do peruano Javier Pérez de Cuéllar, a ocupar o cargo de secretária-geral da organização em seus 80 anos de história.

Boric declarou que Bachelet é "uma figura capaz de unir Norte e Sul, Leste e Oeste", enfatizando ainda a necessidade da ONU de rever seu "histórico desequilíbrio de gênero".

A ex-chefe de Estado já teve papéis de destaque dentro do sistema das Nações Unidas, tendo ocupado, por exemplo, a posição de diretora da ONU Mulheres e de alta comissária para os Direitos Humanos, uma experiência que, segundo Boric, lhe confere "empatia, determinação e capacidade de tomada de decisão".

A candidatura de Bachelet ocorre em meio a um cenário competitivo, com outros nomes latino-americanos na disputa, como o do argentino Rafael Grossi, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), e da mexicana Alicia Bárcenas, secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais de seu país.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade