PUBLICIDADE

Mundo

Bombardeiros russos com capacidade para mísseis nucleares pousam na Venezuela e enfurecem EUA

11 dez 2018 - 18h10
Compartilhar
Exibir comentários

Dois aviões bombardeiros russos capazes de transportar armas nucleares pousaram na aliada Venezuela, em uma demonstração de apoio ao governo socialista da Venezuela que enfureceu Washington.

O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimenta o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, durante encontro em Moscou, na Rússia
05/12/2018
REUTERS/Maxim Shemetov
O presidente russo, Vladimir Putin, cumprimenta o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, durante encontro em Moscou, na Rússia 05/12/2018 REUTERS/Maxim Shemetov
Foto: Reuters

Os bombardeiros supersônicos TU-160, conhecidos como "Cisnes Brancos" por pilotos russos, aterrisaram no aeroporto de Maiquetia, perto da capital Caracas, após percorrerem mais de 10 mil quilômetros, disseram os governos da Rússia e da Venezuela.

Seu deslocamento ocorre dias após o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, cujo governo de esquerda é o mais significativo inimigo dos EUA na América Latina, se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou.

À medida que a economia socialista da Venezuela, um membro da Opep, implode, a Rússia se torna uma financiadora de último recurso fundamental, investindo em sua indústria de petróleo e dando suporte ao seu Exército.

Com capacidade para transportar mísseis nucleares de curto alcance, os aviões podem voar por mais de 12 mil quilômetros sem parada para abastecimento e já estiveram na Venezuela duas vezes antes na última década.

"O governo russo enviou bombardeiros para o outro lado do mundo, até a Venezuela", disse enfurecido o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, no Twitter.

"Os povos russo e venezuelano devem ver isso como o que é: dois governos corruptos desperdiçando fundos públicos e esmagando a liberdade enquanto seus povos sofrem."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade