PUBLICIDADE

Mundo

Bombardeios de Israel matam dois palestinos em Gaza

9 dez 2017 - 09h36
(atualizado às 11h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Exército israelense lança ataques aéreos contra posições militares do Hamas em retaliação a foguetes lançados a partir da Faixa de Gaza. Confrontos entre soldados de Israel e palestinos deixam outros dois mortos.Corpos de dois palestinos foram encontrados na madrugada deste sábado (09/12) na Faixa de Gaza, na sequência de bombardeios do Exército de Israel contra posições militares do movimento Hamas, informou o Ministério da Saúde palestino.

Os mortos foram identificados como Abdullah al Atal, de 28 anos, e Mohamed Safadi, de 30 anos. Ao menos 25 pessoas ficaram feridas, incluindo seis crianças.

Palestinos em volta de alvo militar atingido por bombardeios do Exército israelense
Palestinos em volta de alvo militar atingido por bombardeios do Exército israelense
Foto: DW / Deutsche Welle

Com as novas vítimas, sobe para quatro o número de mortos em Gaza desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu que Jerusalém é a capital de Israel, na última quarta-feira, e decidiu transferir a embaixada americana atualmente instalada em Tel Aviv.

Nesta sexta, dois palestinos morreram em confrontos com soldados israelenses. Segundo um porta-voz do Ministério da Saúde local, forças de segurança de Israel teriam disparado com arma de fogo contra os manifestantes. Os confrontos violentos em Gaza ainda deixaram mais de 150 feridos, a maioria atingida por bala.

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em vários países árabes e muçulmanos nesta sexta para mais um dia de protestos contra a decisão dos EUA. O Exército de Israel, por sua vez, defendeu que, em razão de "tumultos violentos" na região, "os soldados responderam de forma a dispersar o motim".

Ainda segundo os militares israelenses, protestos em reação à decisão americana ocorreram em ao menos 30 localidades da Cisjordânia e da Faixa de Gaza nesta sexta-feira, um dia depois das manifestações que também terminaram em confrontos violentos e dezenas de feridos na região.

Na quinta-feira, em discurso durante uma manifestação em Gaza, o líder do movimento palestino Hamas, Ismail Haniyeh, havia convocado palestinos, árabes e muçulmanos a realizarem novos protestos nesta sexta. "Façamos do 8 de dezembro o primeiro dia da nova intifada [levante popular]" contra o Estado israelense, pediu o líder.

Palestinos protestam contra Trump:

Ataques aéreos

Na madrugada deste sábado, três ataques aéreos israelenses atingiram o norte, centro e sul de Gaza, destruindo a infraestrutura das Brigadas Izz ad-Din al-Qassam, braço militar do Hamas.

A força armada israelense informou que os bombardeios aéreos foram uma resposta aos foguetes que haviam sido disparados mais cedo a partir de Gaza em direção a cidades israelenses.

"Em resposta aos foguetes disparados contra as comunidades israelenses durante o dia de ontem [sexta-feira], a aviação militar atingiu quatro infraestruturas da organização terrorista Hamas na Faixa de Gaza", confirmou o Exército de Israel.

O comunicado militar indicou uma fábrica de armas, um armazém de armas e um complexo militar foram atingidos. Outro bombardeio aéreo israelense realizado mais cedo atacou as posições do Hamas deixou ao menos 15 feridos, entre eles um bebê.

KG/efe/lusa/rtr/ap

___________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade