PUBLICIDADE

Mundo

Boko Haram reivindica rapto de mais de 300 estudantes na Nigéria

Grupo terrorista repetiu crime cometido em 2014

15 dez 2020 - 14h20
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo terrorista Boko Haram reivindicou nesta terça-feira (15) o sequestro de, ao menos, 333 estudantes no estado de Katsina, no noroeste da Nigéria, em crime ocorrido no último dia 11.

Grupo terrorista Boko Haram sequestrou mais 333 estudantes na Nigéria
Grupo terrorista Boko Haram sequestrou mais 333 estudantes na Nigéria
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O líder da organização, Abubakar Shekau, foi o responsável por enviar uma mensagem em que assume a autoria da ação - que volta a aterrorizar o país após seis anos. Em 2014, os terroristas que pregam que mulheres não devem ser escolarizadas, sequestraram mais de 270 meninas em Chibok e cerca de 100 delas nunca mais voltaram para suas casas, sendo usadas, inclusive, como mulheres-bombas em atentados.

O governador de Katsina, Aminu Bello Masari, confirmou que o Boko Haram está negociando a soltura dos estudantes. "Os responsáveis pelo rapto dos nossos jovens contataram o governo e estão em curso discussões para garantir a segurança deles e o retorno às famílias", disse Masari.

Analistas repercutidos pela mídia nigeriana ressaltam que a ação do grupo terrorista quer mostrar que, apesar da luta do governo contra a organização, os jihadistas estão se espalhando pelo território nacional.

Além do rapto de estudantes, o Boko Haram ficou mundialmente conhecido por conta da brutalidade de suas ações contra comunidades locais, com assassinatos em larga escala desde 2002 no norte do país.

No entanto, desde 2009, quando Shekau assumiu o comando do grupo, esses ataques aumentaram, com milhares de vítimas desde então, bem como forçar o deslocamento de mais de dois milhões de nigerianos. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade