PUBLICIDADE

Mundo

Boca de urna na Holanda aponta derrota de eurocéticos

Partido Trabalhista aparece na frente nas eleições europeias

24 mai 2019 - 14h41
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários

As primeiras pesquisas de boca de urna das eleições europeias jogaram um balde de água fria naqueles que sonham com a chegada da extrema direita eurocética ao poder em Bruxelas.

Thierry Baudet, líder do FvD, que deve ter resultado abaixo do esperado
Thierry Baudet, líder do FvD, que deve ter resultado abaixo do esperado
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo levantamento do instituto GeenPeil, o Partido Trabalhista (PvdA), que integra o grupo Socialistas e Democratas (S&D), de centro-esquerda, lidera e deve obter seis dos 26 assentos da Holanda no Parlamento Europeu.

Enquanto isso, o eurocético Fórum para a Democracia (FvD), que aparecia na liderança das pesquisas pré-eleições, deve ficar com apenas três cadeiras. Já o Partido para a Liberdade (PVV), de Geert Wilders, também de extrema direita, pode ficar sem assentos.

Wilders é um dos principais aliados europeus do ministro do Interior e vice-premier da Itália, Matteo Salvini, que pretende guiar um novo bloco "soberanista" em Bruxelas. Por sua vez, o liberal Partido Popular para a Liberdade e a Democracia (VVD), do primeiro-ministro Mark Rutte, deve ficar com quatro cadeiras, segundo projeção do GeenPeil.

O conservador Apelo Democrata-Cristão (CDA), que pertence ao Partido Popular Europeu (PPE), hoje dono dos principais cargos na União Europeia, também deve garantir quatro assentos. Dessa forma, a legenda eurocética mais bem colocada apareceria apenas na quarta colocação, atrás de três siglas abertamente europeístas.

As eleições europeias começaram nesta quinta-feira (23), com as votações na Holanda e no Reino Unido. Nesta sexta (24) é a vez de Irlanda e República Tcheca, enquanto Eslováquia, Letônia e Malta vão às urnas no sábado (25). Os outros 21 Estados-membros votam no domingo (26).

A apuração começa apenas depois do fechamento das urnas em todos os países.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade