Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Explosão em fábrica de produtos químicos na China deixa ao menos 5 mortos

27 mai 2025 - 09h30
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma explosão em uma fábrica de produtos químicos na província de Shandong, no leste da China, matou pelo menos cinco pessoas, deixou 19 feridos e seis desaparecidos, informou a agência estatal Xinhua na noite de terça-feira (horário local).

A explosão ocorreu poucos minutos antes do meio-dia de terça-feira, abalando parte de uma fábrica de produtos químicos operada pela Shandong Youdao Chemical na cidade de Weifang.

Mais de 200 socorristas responderam à explosão. Vídeos que circularam nas plataformas de rede social chinesas, incluindo Douyin, e verificados pela Reuters, mostraram fumaça laranja e preta subindo ao céu.

Um vídeo de drone postado pelo The Beijing News, uma publicação administrada pelo governo, mostrou fumaça saindo da fábrica de produtos químicos e de uma segunda instalação não identificada nas proximidades.

Os mapas do Baidu mostram outras empresas de manufatura próximas à fábrica da Youdao, incluindo uma empresa têxtil, uma empresa de maquinário e uma empresa que produz materiais de revestimento industrial.

O Departamento de Meio Ambiente Ecológico de Weifang enviou uma equipe para testar o local da explosão, mas disse que ainda não havia resultados disponíveis. A agência aconselhou os residentes próximos a usarem máscaras faciais enquanto isso, informou o The Beijing News.

A Shandong Youdao Chemical é de propriedade do Himile Group, que também é dono da Himile Mechanical, cujas ações fecharam em queda de quase 3,6% na terça-feira.

Explosões em fábricas de produtos químicos na China nos últimos anos incluíram uma na região de Ningxia em 2024 e outra na província de Jiangxi em 2023.

Duas grandes explosões em depósitos contendo produtos químicos perigosos e inflamáveis na cidade portuária chinesa de Tianjin em 2015 mataram mais de 170 pessoas e feriram outras 700. Esse incidente levou o governo a endurecer as leis que abrangem o armazenamento de produtos químicos.

Em 2015, uma explosão em outra fábrica de produtos químicos em Shandong matou 13 pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade