Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Autoridade ucraniana deseja que líderes de Hungria e Ucrânia discutam proposta de adesão à UE

7 dez 2023 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse na quarta-feira que deseja organizar uma reunião entre os líderes de seu país e da Hungria em meio à oposição de Budapeste a uma proposta para iniciar discussões sobre a adesão de Kiev à União Europeia.

Andriy Yermak disse ter conversado com o ministro das Relações Exteriores da Hungria, Péter Szijjártó, sobre um possível encontro entre Zelenskiy e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán - depois que Orbán e seu partido se opuseram publicamente ao início das conversas sobre a adesão.

Yermak, escrevendo no Telegram, disse que os dois haviam concordado em "trabalhar na definição de uma data adequada para tal reunião".

Szijjártó disse em um comunicado que Budapeste estava aberta a essa reunião "mas isso só faz sentido se houver uma chance de que a reunião tenha um resultado positivo".

"Para isso, são necessários preparativos sérios e discussões preliminares", acrescentou a declaração húngara.

A aprovação unânime em uma cúpula da UE na próxima semana é necessária para prosseguir com as negociações de adesão da Ucrânia e da Moldávia, conforme recomendado pela Comissão Europeia. Kiev vê a adesão à UE como um passo fundamental para se aproximar do Ocidente, 21 meses após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Yermak, atualmente em Washington com uma delegação ucraniana discutindo a ajuda dos Estados Unidos a Kiev, disse que a Ucrânia "estava contando com uma decisão positiva" da reunião da UE.

Orbán tem advertido  que os líderes da UE poderiam não chegar a um consenso sobre o início das discussões de adesão com a Ucrânia e disse que a questão não deveria ser colocada na agenda da cúpula.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade