PUBLICIDADE

Mundo

Assembleia conservadora do Chile começa a redigir nova constituição

7 jun 2023 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo Conselho Constitucional dominado por partidos conservadores e encarregado de redigir a nova constituição do Chile iniciou suas funções oficiais nesta quarta-feira, na segunda tentativa de substituir o atual texto que remonta à ditadura de Augusto Pinochet.

O novo conselho, eleito em 7 de maio, é uma mudança radical em relação à assembleia predominantemente independente e de esquerda que o precedeu e produziu um projeto que foi rejeitado pela maioria dos eleitores.

"Aqueles de nós que pensam diferente podem concordar quando é para o bem do país", disse o presidente Gabriel Boric, de esquerda, que esteve fortemente envolvido no processo anterior, durante uma cerimônia de posse.

"É isso que o público espera hoje, um processo colaborativo onde diferentes partes são capazes de ceder quando necessário."

O Conselho Constitucional é composto por 50 membros. Eles trabalharão a partir de um rascunho escrito por 24 especialistas nomeados pelo Congresso no início deste ano.

O novo processo será mais curto e limitado do que o anterior, marcado por polêmicas em torno de propostas e parlamentares extremistas. O texto completo irá para uma votação nacional obrigatória em dezembro.

Um pequeno número de manifestantes de visões políticas opostas se reuniu do lado de fora do prédio do Congresso Nacional, em Santiago. Alguns se opõem a Boric e à necessidade de uma nova constituição, enquanto outros se opõem ao novo conselho de direita.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade