PUBLICIDADE

Ásia

Tufão Koppu chega às Filipinas, onde permanecerá durante dias

17 out 2015 - 22h59
Compartilhar
Exibir comentários

O tufão Koppu, acompanhado de ventos constantes de 175 km/h e rajadas de até 210 km/h, chegou neste domingo (data local) na cidade de Casiguran, no litoral nordeste das Filipinas, e se espera que fique em território filipino durante pelo menos três dias, informaram fontes oficiais do país.

Segundo o último relatório da Agência Meteorológica das Filipinas (Pagasa), o olho da tempestade chegou a Casiguran, na província de Aurora, por volta de 1h hora local, momento no qual desacelerou sua velocidade radicalmente.

Esta circunstância transforma o Koppu em um perigoso tufão, já que permanecerá sobre território filipino até a próxima quarta-feira e castigará a região com fortes ventos e intensas precipitações durante quatro dias.

"Talvez este tufão não tenha os ventos mais fortes que vimos, mas é uma tempestade excepcionalmente perigosa pela lentidão com a qual se move e a quantidade de precipitações que vai deixar", afirmou o diretor-executivo do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres do país, Alexander Pama.

A Agência meteorológica informou sobre a possibilidade de que aconteça uma ressaca de entre 3 e 4 metros nas zonas litorâneas.

Até o momento, o Koppu não causou vítimas, segundo Pama, mas 6.500 pessoas foram retiradas de suas casas, um número que se espera que aumente consideravelmente já que se recomendou a evacuação forçada dos moradores de todas as regiões afetadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade