PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de 7,2 graus nas Filipinas deixa ao menos 10 mortos

15 out 2013 - 01h23
(atualizado às 07h27)
Compartilhar

Ao menos dez pessoas morreram nesta terça-feira nas Filipinas devido a um terremoto de 7,2 graus que atingiu a ilha de Bohol, no centro do arquipélago, informaram fontes oficiais e a imprensa local.

Quatro pessoas morreram após o desabamento de parte de um edifício no porto de Pasil, na cidade de Cebu, a 60 quilômetros do epicentro do tremor, segundo o jornal "Inquirer".

Outras duas pessoas morreram e 19 ficaram feridas depois que o teto de um mercado desabou em Mandaue, também em Cebu, informaram emissoras de TV locais que mostraram imagens do incidente.

O governador de Bohol, Edgardo Chatto, disse que pelo menos quatro pessoas morreram nesta ilha da região de Visayas.

As autoridades filipinas informaram que vários edifícios e casas sofreram danos devido ao terremoto que durou cerca de um minuto e também provocou cortes de eletricidade.

Entre os edifícios atingidos está o campanário da Igreja de Baclayon, uma das mais antigas das Filipinas e uma importante atração turística de Bohol, publicou no Twitter a "Agência de Informação Filipina".

Além disso, parte do segundo andar do Hospital de Cebu desabou e também houve um incêndio em um dos quartos.

Em Dumaguete, cidade a 60 quilômetros de Bohol, as autoridades suspenderam as aulas para inspecionar as escolas e se certificar de que não sofreram danos em sua infraestrutura.

O prefeito de Cebu, Michael López Rama, também anunciou a suspensão das aulas. Hoje os colégios estavam fechados por ser feriado nas Filipinas.

Vários aeroportos da região, como o de Cebu e Tagbilaran, também tiveram todos os voos cancelados, segundo a Cruz Vermelha.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o epicentro a 56 quilômetros de profundidade na cidade de Carmen, a 629 quilômetros de Manila.

O instituto filipino de sismologia (Phivolcs) detectou a mesma intensidade, mas localizou o epicentro a 33 quilômetros de profundidade e alertou que o tremor provavelmente causou danos.

Além disso, alertou que até o momento aconteceram mais de 50 réplicas do terremoto, a maioria inferior a 2 graus, mas duas delas atingiram 5,4 e 5,3 graus.

O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum alerta sobre o risco de ondas gigantes.

As Filipinas estão localizadas sobre o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica em que ocorrem cerca de 7 mil terremotos por ano, a maioria moderados.

Terremotos de magnitude superior a 5 graus ocorrem de maneira esporádica no sul de Mindanao, Batanes e na região oriental de Bicol.

EFE   
Compartilhar
Publicidade