PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de 7,1 atinge Indonésia e gera alerta de tsunami

Horas mais tarde, alerta de tsunami foi retirado, sem notícias de vítimas ou danos materiais

15 nov 2014 - 10h34
(atualizado às 10h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fragmentos de concreto s&atilde;o vistos fora de um edif&iacute;cio, enquanto&nbsp;moradores da cidade de Manado evacuam&nbsp;para a rua depois do&nbsp;terremoto, na manh&atilde; deste s&aacute;bado, 15 de novembro</p>
Fragmentos de concreto são vistos fora de um edifício, enquanto moradores da cidade de Manado evacuam para a rua depois do terremoto, na manhã deste sábado, 15 de novembro
Foto: Stenly PONTOLAWOKANG / AFP

O Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou um terremoto de 7,1 graus na escala Richter, nas ilhas Moucas, no leste Indonésio, nas primeiras horas deste sábado. O tremor aconteceu no mar a uma profundidade de 46 km às 10h31 locais (0h31 de Brasília), 154 km ao nordeste da ilha de Ternate, o que provocou pânico entre os moradores.

O centro de alerta de tsunamis do Pacífico informou que existia uma possibilidade de "ondas de tsunami nas costas, situadas dentro de um raio de 300 km". O alerta destacava a possibilidade das ondas atingirem Indonésia, Filipinas, Japão, Taiwan e as ilhas do Pacífico Sul.

As ondas poderiam alcançar entre 30 centímetros e um metro em alguns pontos da Indonésia.

O alerta foi confirmado pelos governos da Indonésia e das Filipinas, mas foi retirado algumas horas mais mais tarde, sem notícias de vítimas ou danos materiais.

A Indonésia está no chamado "Cinturão de Fogo" do Pacífico, onde o encontro de placas continentais provocam frequentes abalos sísmicos e vulcões.

Em 2004, um violento terremoto submarino provocou um gigantesco tsunami que deixou mais de 170 mil mortos na província de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, além de dezenas de milhares de vítimas em outros países em torno do Oceano Índico.

Grandes terremotos do século Grandes terremotos do século

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade