Putin condecora presidente do Cazaquistão com a ordem Alexandre Nevsky
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, condecorou o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, com a ordem de Alexandre Nevsky por sua contribuição à cooperação entre os dois países e à integração euroasiática.
"O senhor sabe que não só eu, mas todo nosso país guarda respeito e amor, e em sinal de sua contribuição e iniciativa nos processos de integração, tomamos a decisão de condecorá-lo", disse Putin ao entregar a ordem.
Rússia e Cazaquistão, assim como as antigas repúblicas soviéticas da Armênia e de Belarus, integram desde 1º de janeiro deste ano a União Econômica Euroasiática, herdeira da União Aduaneira.
A condecoração deu início à reunião bilateral entre os dois líderes em Ufa, cidade ao sul dos Urais, que receberá amanhã a 15ª cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), que tem Rússia e Cazaquistão como países fundadores.
Nazarbayev chegou a Ufa nesta quinta-feira para participar da reunião entre os líderes da SCO e dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que encerraram sua cúpula pouco antes.
O líder cazaque qualificou este encontro de "histórico" e destacou que "definitivamente, (a SCO e os Brics) serão grandes uniões".
"Não agrada a alguns, sabemos. Mas não agrada porque é algo que tem grandes perspectivas", acrescentou.
Hoje Nazarbayev recebeu também outra condecoração, das mãos do presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, a medalha Ghazi Amanullah Khan.
Em sua reunião, os dois chefes de Estado discutiram diversos temas da agenda bilateral, com especial atenção ao âmbito energético.