PUBLICIDADE

Ásia

Marinha diz que 40 corpos do AirAsia já foram resgatados

Objetos do avião da AirAsia foram avistados perto da ilha indonésia de Bornéu

30 dez 2014 - 08h29
(atualizado às 14h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pedaço do avião encontrado pelas equipes de buscas</p>
Pedaço do avião encontrado pelas equipes de buscas
Foto: BBC Mundo / AFP

Pelo menos 40 corpos já foram retirados das águas do Mar de Java pelas equipes de busca do voo QZ8501, da AirAsia, que desapareceu na noite de sábado no Brasil, segundo agências de notícias internacionais e a mídia indonésia.

A informação foi confirmada às agências AFP e Reuters pelo porta-voz da Marinha da Indonésia Manahan Simorangkir, com base nas informações dos navios que participam da operação de resgate.

Autoridades da Indonésia confirmaram que os corpos e destroços encontrados nesta terça-feira no Mar de Java são do voo QZ8501, da AirAsia, segundo um comunicado da companhia aérea.

<p>Autoridades indonésias afirmaram estar "95% seguras" que os destroços localizados são do avião da AirAsia</p>
Autoridades indonésias afirmaram estar "95% seguras" que os destroços localizados são do avião da AirAsia
Foto: BBC Mundo / AFP

Equipes de busca avistaram corpos no mar, além de destroços da aeronave, como uma porta de emergência. Eles afirmam também que é possível ver uma sombra embaixo d'água com o formato do avião. A aeronave que fazia o voo QZ8501 da AirAsia desapareceu no Mar de Java, perto da costa da Indonésia.

Segundo as autoridades locais, os objetos avistados no mar tinham as cores branca e vermelha, as mesmas da pintura da fuselagem do Airbus A320-200 que desapareceu quando transportava 162 pessoas entre Indonésia e Cingapura.

O chefe da operação de resgate, Bambang Soelistyo, afirmou que todas as equipes que participam das buscas foram para o local.

<p>Autoridades disseram que é possível ver uma sombra embaixo d'água com o formato do avião</p>
Autoridades disseram que é possível ver uma sombra embaixo d'água com o formato do avião
Foto: BBC Mundo / Copyright

Os destroços e corpos encontrados serão levados, segundo ele, para Pangkalan Bun, uma cidade na província de Kalimantan central.

As buscas, que entraram nesta terça-feira em seu terceiro dia, foram ampliadas para cobrir 13 áreas diferentes no mar e também em terra. Os objetos e corpos avistados nesta terça-feira estavam no Mar de Java, perto da ilha indonésia de Bornéu.

Ao menos 30 navios, 15 aviões e 7 helicópteros participam das operações, lideradas pela Indonésia com auxílio da Malásia, de Cingapura e da Austrália.

Outros países, como Coreia do Sul, Tailândia, China e França, também ofereceram ajuda. Os Estados Unidos disponibilizaram um destróier, que estava a caminho da região nesta terça-feira.

Vítimas

O avião transportava 137 adultos e 18 crianças, além de sete tripulantes. A maioria das pessoas a bordo era da Indonésia, mas havia também três cidadãos da Coreia do Sul, um de Cingapura, um da Malásia e um do Reino Unido.

O avião havia decolado de Surabaya, na Indonésia, às 5h35 locais (20h35 do dia anterior em Brasília) e deveria chegar a Cingapura cerca de duas horas depois.

Autoridades de aviação locais afirmaram que o capitão pediu permissão para elevar a altitude do avião, mas que após a permissão ser concedida, a comunicação com a aeronave foi perdida.

A companhia AirAsia tinha até então um histórico de segurança excelente, sem nenhum acidente fatal envolvendo seus aviões.

Maiores acidentes aéreos Maiores acidentes aéreos

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade