PUBLICIDADE

Ásia

Japão deplora anúncio coreano sobre extração de plutônio

4 nov 2009 - 06h46
(atualizado às 08h28)
Compartilhar

Japão lamentou nesta quarta que a Coreia do Norte tenha anunciado a conclusão de reprocessamento de 8 mil barras de combustível nuclear armazenados em sua central de Yongbyon.

"Se é verdade, só posso dizer que é muito lamentável porque viola as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas", disse o porta-voz do governo japonês, Hirofumi Hirano.

Embora Tóquio analise ainda a informação, Hirano assegurou que não se pode tolerar que a Coreia do Norte possua capacidade nuclear, informou a agência local Kyodo.

O porta-voz governamental aproveitou também para pedir ao regime comunista da Coreia do Norte seu retorno ao diálogo multilateral para sua desnuclearização, dois dias depois que Pyongyang urgisse aos EUA a abertura de um diálogo bilateral.

Pyongyang abandonou em abril as conversas de multilaterais, paralisadas desde dezembro do ano passado e nas quais participam desde 2003 as duas Coreias, Japão, China, Estados Unidos e Rússia.

Os EUA anunciaram em setembro um plano para iniciar um diálogo direto com a Coreia do Norte como via para conseguir o retorno do país asiático às negociações multilaterais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade