PUBLICIDADE

Ásia

Fidel diz que Cuba recebeu armas da Coreia do Norte nos anos 80

14 ago 2013 - 09h34
(atualizado às 09h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder cubano Fidel Castro afirmou que, quando esteve doente em 2006, jamais pensou que iria viver sete anos mais, em um longo artigo publicado nesta quarta-feira, no qual também contou que a Coreia do Norte forneceu armas à ilha nos anos 80. "Estava longe de imaginar que minha vida se prolongoaria por mais sete anos", afirmou no artigo "As verdades objetivas e os sonhos", que escreveu na terça-feira, dia em que completou 87 anos.

Fidel mencionou suas relações com os diferentes governantes da União Soviética em seus 30 anos de aliança, e ressalta o ex-líder norte-coreano Kim Il Sung (falecido em 1994), que forneceu armas à ilha "sem cobrar um centavo".

"O companheiro Kim II Sung nos enviou 100 mil fuzis AK e seu parque de munições sem cobrar um centavo. (...) Ele nos disse que, se fôssemos atacados pelos Estados Unidos, deveríamos lutar. Perguntamos se poderiam nos fornecer as armas gratuitamente para esse momento. Ele respondeu que sim", contou.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/tensao-na-coreia/iframe.htm">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade