PUBLICIDADE

Ásia

Exército dá passo para apoio a filho mais novo de Kim Jong-Il

27 set 2010 - 07h00
(atualizado às 07h17)
Compartilhar

O influente exército da Coreia do Norte escolheu o filho mais novo de Kim Jong-Il como delegado para a reunião excepcional dos dirigentes do partido prevista para terça-feira, o que permite prever o apoio dos militares ao jovem de 27 anos como sucessor do pai, destaca um jornal sul-coreano.

O exército, com 1,19 milhão de oficiais, e um dos cinco maiores do mundo, elegeu no dia 25 de agosto o pai, Kim Jong-Il, atual comandante do país, e o filho mais novo deste, Kim Jong-Un, como delegados, informa o jornal Chosun Ilbo.

"Apenas a eleição do pai foi anunciada, mas muitos oficiais sabem que Jong-Un também foi eleito", afirmou uma fonte que pediu anonimato à publicação.

A reunião, que começa na terça-feira, a primeira deste tipo em 30 anos, deve preparar a sucessão de Kim Jong-Il, de 68 anos e com a saúde em dificuldades, por seu filho mais novo.

Os analistas acreditam que Kim Jong-Un será nomeado para um posto importante dentro do partido na reunião, mas não têm certeza que Pyongyang tornará pública a decisão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade